Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

O controle de câncer no país é fortalecido através da parceria OPAS e INCA

No dia 14 de julho de 2010, na sede da OPAS/OMS aconteceu a reunião "Avanços e perspectivas do Termo de Cooperação 54 (Rede Câncer: Mais Impacto)". A reunião conduzida pela equipe do Instituto de Câncer - Dr. Luiz Antonio Santini e da OPAS - Dr. Diego Victoria, contou com a presença de representantes de diferentes áreas do Ministério da Saúde, que tiveram a oportunidade de conhecer o desenvolvimento desta cooperação técnica exitosa, com a exposição seus resultados e perspectivas.

 

Na oportunidade o Dr. Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil,  expôs a importância que tem a cooperação técnica para o fortalecimento do gerenciamento da Política Nacional de Atenção Oncológica e sua contribuição para o SUS, para a Agenda de Saúde das Américas e Global e, ainda, seu alinhamento com a Estratégia de Cooperação Técnica com o Governo Brasileiro e com o "Mais Saúde". Salientou o compromisso da OPAS em fortalecer iniciativas que conduzam à cooperação técnica moderna, como a Biblioteca Virtual em Saúde, o Campus Virtual em Saúde e a Web 2.0, que são ferramentas do Século XXI para a gestão de conhecimento.(Apresentações)

A cooperação se dá mediante um processo de ajuste progressivo a dois grandes eixos da Cooperação Técnica estabelecidos pela OPAS/Brasil com o Governo Brasileiro: Programas e processos estratégicos para o fortalecimento e aperfeiçoamento do SUS; e Política de Governo de Cooperação Sul-Sul no campo da promoção da saúde, prevenção, vigilância e assistência ao câncer.

O TC – 54 está baseado numa visão integrada da cooperação, assim sendo, estão envolvidas todas as Unidades Técnicas da Representação na execução de suas atividades, no desenvolvimento dos seguintes temas:

Tecnologia e Pesquisa em câncer,

Serviços de Saúde e Atenção Oncológica,

Capacitação e Educação em Câncer,

Saúde Ambiental e Toxicologia,

Vigilância em Câncer

Tabagismo

Alimentação, Nutrição e Câncer

BVS, Gestão do conhecimento & Comunicação Social e

Cooperação Internacional, especialmente com enfoque Sul - Sul

Agenda da Reunião

Apresentações da Reunião:

Apresentação Dr. Enrique Gil, OPAS

Apresentação Dr. Cláudio Noronha, INCA

O TC 54 é para a Organização um modelo de termo de cooperação de nova geração. Este projeto tem por finalidade realizar cooperação técnica apoiando à implementação das prioridades nacionais definidas na Política Nacional de Atenção Oncológica, alinhadas ao Plano Nacional de saúde (PNS) com o Pacto pela Saúde, Pacto pela Vida e Pacto de Gestão do SUS do Ministério da Saúde, ademais do Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Aceleração do Crescimento da Saúde (Mais Saúde) do Governo Federal, de forma a garantir a continuidade e estabilidade de processos de mudanças que contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do SUS. Através do apoio técnico visa ao fortalecimento gerencial, a criação de um sistema de informação estratégica e o fortalecimento de articulação intra-institucional.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595