Skip to content

Seminário Técnico-Científico Brasil Cuba sobre Biotecnologia para a Saúde

Seminário Brasil-Cuba de BiotecnologiaAcontece nos dias 15 e 16 de julho, no Pestana Rio Atlântica Hotel, Rio de Janeiro, seminário sobre Biotecnologia para a Saúde com delegações do Brasil e Cuba. O propósito do seminário é aprofundar a cooperação técnica já existente entre os dois países e propor novas iniciativas na área de vacinas, medicamentos, kits para diagnóstico e equipamentos.

O seminário, resultado de uma mesa paralela sobre Cooperação Sul-Sul no Fórum Global, conta com a participação de aproximadamente cento e vinte participantes dos dois países.

Os principais temas em discussão dizem respeito a: i) Pesquisa e Inovação em Biotecnologia em Saúde; ii) Produção Industrial de Produtos Biotecnológicos para a Saúde; iii) Estratégias público-público e público-privadas para o desenvolvimento da Biotecnologia em Saúde; iv) Trabalho conjunto das Agências Reguladoras Nacionais e produtores nos projetos prioritários para os sistemas de saúde - o acompanhamento e as diretrizes do comitê técnico regulador.

A participação de várias instituições dos dois países retratam a importância do evento. Pelo lado brasileiro, representantes do Ministério da Saúde; da Ciência e Tecnologia, das Relações Exteriores; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; além da Fiocruz, Instituto Butantan, FUNED e UFRGS (representado as instituições de P&D) e BNDES, INCA, ALANAC e ABIFIMA.

Pelo lado cubano, representantes do Ministério da Saúde, Centro de Imunologia Molecular, Insituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, Centro de Estudos Avançados de Cuba, Instituto FINLAY, Centro de Neurociências, Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, Pólo Científico de Cuba CITMA, Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Instituto de Hematologia e Embaixada de Cuba.

Sample ImageNo segundo dia, serão apresentados os resultados de cinco projetos em curso conjuntos Cuba-Brasil, com a coordenação do Dr. Zich Moysés Júnior (Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Ministério da Saúde, Brasil), Dr. José I. Goicochea (Diretor Geral do Pólo Científico de Cuba), Dr. Artur Roberto Couto (Fiocruz/BioManguinhos) e Dr. Norberto Rech (Anvisa).

Espera-se, por meio de grupos de trabalhos por temas específicos, ao final do seminário elencar as conclusões e os encaminhamentos dos projetos em execução e os com potencialidade para novas cooperações técnicas.

Notícias correlatas:

INCA participa do Seminário Brasil-Cuba de Biotecnologia para a Saúde

Cooperação Brasil-Cuba em CT&I ganha novo estágio

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595