Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Representantes da Saúde de Moçambique têm agenda conjunta com a OPAS e SGTES/MS

O Diretor de Recursos Humanos do Ministério da Saúde de Moçambique, Antonio Paulino Rodrigues, e Extra Chadreque, Técnica Superior da Diretoria de Recursos Humanos, estiveram (16/07/2010) na Representação da OPAS/OMS, em Brasília, para conhecer e discutir as prioridades e formas de trabalho da área de desenvolvimento de recursos humanos em saúde no Brasil, a nível nacional e regional, incluindo programas de cooperação técnica com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP). Eles foram recebidos pelo Representante da OPAS, Diego Victoria, o gerente da UT de RH da OPAS, Felix Rigoli, o coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS, José Paranaguá de Santana, e os consultores das duas áreas.

A coordenação da agenda dos representantes do Ministério da Saúde de Moçambique no Brasil ficou a cargo do Secretário Francisco Campos, titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde (SGTES/MS). Os dois representantes do Ministério da Saúde moçambicano visitaram em São Paulo a BIREME para conhecer os programas de apoio à pesquisa e formação, em especial as Bibliotecas Virtuais de Saúde, onde foram recebidos pelo Diretor Interino Albino Belotto.

Antonio Paulino Rodrigues e Extra Chadreque visitaram também a Coordenação de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP), aonde discutiram as prioridades e formas de trabalho, em especial os processos de planejamento e gestão dos RH, avaliação de desempenho por carreiras e para gestores das unidades sanitárias e estratégias de retenção e incentivos. Em Belo Horizonte (MG), Rodrigues e Chadreque conheceram o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON), da Faculdade de Medicina UFMG, que oferece o curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.

A agenda de trabalho da missão moçambicana ainda inclui participação no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, de 19 a 21 de julho, em Brasília. O evento discutirá a evolução da gestão do trabalho e da educação na saúde na última década e é realizado com o apoio da OPAS/OMS por intermédio dos TCs 57 e 41.  Três eixos temáticos concentrarão a dinâmica do evento: Integração e Parceria no Trabalho e na Educação na Saúde; Inovação no Trabalho e na Educação na Saúde; e Valorização e Qualificação do Trabalho e na Educação na Saúde. No dia 22, ainda será realizada uma visita à Escola Técnica de Enfermagem de Brasília.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595