Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Curso virtual Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde é lançado no seminário da SGTES

Com a presença do Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Francisco Campos, foi lançada hoje (20 de julho de 2010) a versão brasileira do curso virtual Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. A iniciativa integra a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador da Saúde, projeto apoiado pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS. O lançamento do curso integrou as atividades do Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que encerra amanhã (21), em Brasília.

A coordenadora do curso, professora Ada Ávila Assunção (Nescon/UFMG) explicou que a ação se insere no componente de capacitação do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS. A versão nacional do curso dá prosseguimento à ação iniciada em 2009, quando foi realizado o curso em língua hispânico, com apoio da PAHO/WDC, SGTES/MG e Nescon/UFMG.

O gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, Félix Rigoli, salientou a importância da ação no âmbito da cooperação sul-sul e, no cenário nacional, como uma ferramenta capaz de preparar os profissionais de saúde para enfrentar os desafios de seu dia a dia e também aprimorar os serviços que prestam à comunidade. Também participaram da mesa de abertura dos trabalhos a diretora Maria Helena Machado (DGES/SGTES) e Carlos Augusto Vaz (DESAST/SGTES).

Memória

Esta iniciativa é fruto de uma rede constituída, em 2006, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, inserindo-se no Componente III (Capacitação) do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS – ProgeSUS, do Departamento de Gestão do Trabalho e da Regulação em Saúde.
 
O curso é uma experiência-piloto e expressa o entendimento de que é preciso promover a capacitação dos profissionais ligados à gestão do trabalho das secretarias de saúde das três esferas de governo em temas relacionados à saúde do trabalhador. Desta perspectiva, o curso será oferecido, prioritariamente, aos gerentes de recursos humanos das secretarias de saúde dos estados e municípios. A idéia é que o Piloto subsidie a construção de outras estratégias formativas na área.

Conheça o guia do aluno.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595