Skip to content

Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde realiza seminário

Imprimir E-mail

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, resultado de parceria entre a Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e a Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), fez no dia 23 de julho de 2010 uma reunião para definir aspectos do seminário que será realizado dia 28 de julho. O lançamento e a apresentação dos primeiros trabalhos do Núcleo de Estudos ocorrerá durante o evento, das 9h às 12h, no Auditório de Bloco Educacional da Fiocruz/Brasília, campus da UnB.

O projeto conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS e tem o objetivo de ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de capacitar pesquisadores.

O seminário contará com a participação do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, do assessor especial para Assuntos Internacionais, Eduardo Botelho Barbosa, do Representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, Diego Victoria, e do coordenador do TC 41, José Paranaguá de Santana. Situado na Fiocruz/Brasília, o Núcleo de Estudos conta com o apoio institucional da Diretoria Regional de Brasília (Direb).

Programação

9h – Painel - Cooperação sul-sul em saúde: estudos de caso
Coordenador: Henri Jouval, assessor internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
José Paranaguá de Santana, coordenador do TC-41 - Programa de Cooperação Internacional em Saúde - OPAS/OMS: Um olhar sobre a cooperação sul-sul em saúde.
Fernando Pires-Alves, coordenador do Observatório História e Saúde, da Rede ObservaRH (Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz / Sgetes - MS / Opas - Brasil): Agenda de cooperação e política exterior brasileira.
Alejandra Carillo, consultora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde: Cooperação sul-sul em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina.

11h – Cerimonial de Inauguração
Paulo Gadelha, Presidente da Fiocruz.
José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UnB.
Eduardo Botelho Barbosa, Assessor Especial para Assuntos Internacionais (AISA/MS).
Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil.

Mais informações

Última atualização em Ter, 27 de Julho de 2010 08:40

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595