Skip to content

OPAS, Ministério da Saúde e Fundação Clinton: parceria estratégica para a produção nacional de antirretrovirais

nullReunião realizada no Ministério da Saúde no dia 27 de julho de 2010 apresentou a parceria firmada entre OPAS/OMS Brasil, Ministério da Saúde e Fundação Clinton para o desenvolvimento do Projeto CHAI: Inovação e Acesso a Antirretrovirais (ARV's).

Sample ImageProjeto que tem como objetivo principal mapear o mercado farmacêutico internacional a fim de fortalecer a pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção de ARV's no Brasil.

A reunião, realizada no edifício sede do Ministério da Saúde, contou com a presença do Sr. Nuno Santo (foto), country manager do projeto no Brasil, do diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Dr. Zich Moysés Júnior e assessores, além de representantes da OPAS/OMS Brasil e de laboratórios nacionais (LAFEPE e FUNED) e laboratórios privados (Blanver, Nortec e Cristália) que participam das parcerias para o desenvolvimento do ARV, Tenofovir.

A proposta da parceria com a Fundação Clinton se baseia na expertise da equipe CHAI no que diz respeito à sua rede de fornecimento de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), política de desenvolvimento de genéricos e tecnologia de processos químicos.

Espera-se que a Fundação Clinton auxilie o processo de desenvolvimento do Tenofovir no âmbito dos acordos de desenvolvimento produtivo de forma a, potencialmente, alcançar a redução de até 60% do preço final do medicamento.

Sample ImageA iniciativa desenvolvida no âmbito do Termo de Cooperação nº 45/59 entre OPAS e Ministério da Saúde foi bastante elogiada pelos representantes dos laboratórios públicos e privados presentes na reunião. É, ainda, pioneira no que diz respeito à participação da Fundação Clinton na execução das políticas públicas do Ministério da Saúde do Brasil.

Entre os encaminhamentos, acordou-se a elaboração de um cronograma de visitas técnicas aos laboratórios produtores privados e públicos pela equipe da Fundação Clinton.

Mais informações sobre o desenvolvimento das parcerias para o desenvolvimento produtivo, clique aqui.

Outras informações sobre a Fundação Clinton / Projeto CHAI, clique aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595