Skip to content

OPAS, Ministério da Saúde e PALOP analisam cooperação técnica

Imprimir E-mail

Profissionais do Ministério da Saúde e de instituições educacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e de instituições educacionais brasileiras, especialmente as Escolas Técnicas de Saúde da Bahia e do Ceará, participam de uma reunião técnica dias 26 e 27 de julho de 2010, em São Paulo (SP). As nações africanas representadas na reunião são Angola, Cabo Verde, Guine Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Também participou do encontro Juliana Garcia Salineiro, chefe da equipe de apoio ao desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde nos países africanos de língua oficial portuguesa da União Europeia.

O principal objetivo da reunião é discutir linhas básicas para a elaboração de projetos de cooperação no âmbito da CPLP/PALOP que favoreçam o intercâmbio para aporte e desenvolvimento de recursos humanos de nível técnico na atuar na atenção primária em saúde no setor de enfermagem.

A reunião contou com a participação do coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana, e da consultora da UT de RH em Saúde da OPAS/OMS, Cláudia Marques. A organização do encontro ficou a cargo de Clarice Aparecida Ferraz, coordenadora geral de ações técnicas em saúde/DEGES/MS.

José Paranaguá de Santana falou sobre os aspectos históricos e marcos de referência da cooperação técnica entre países com intermediação proativa das Nações Unidas (OPAS/OMS), principalmente no âmbito Sul-Sul e sem condicionantes, com vistas ao fortalecimento de alianças em prol de sistemas públicos de saúde universais e equitativos.

Última atualização em Qui, 29 de Julho de 2010 18:34

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595