Skip to content

OPAS/OMS Brasil faz um minuto de silêncio em homenagem ao Dr. Barradas

Em sessão ordinária de seu Grupo Interprogramático Ampliado (GIA) realizada no dia 29 de julho, na sede da OPAS/Brasil , foi  observado um minuto de silêncio em memória do Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, ex-secretário estadual de saúde de São Paulo, falecido em 24/07/2010, sábado passado. O  Dr. Barradas  foi vitimado por  um infarto do miocárdio, em consequência de uma obstrução completa do tronco coronário principal.

Médico sanitarista e um dos fundadores do Sistema Único de Saúde (SUS), Barradas, de 57 anos, graduou-se médico  pela Santa Casa de São Paulo em 1976. Em 1978 especializou-se em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e também especializou-se em Administração de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi assessor dos ex-ministros da Saúde Adib Jatene e José Serra,  atuou como chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo na gestão do ex-prefeito Mário Covas e secretário-adjunto de Saúde nos governos Covas e Geraldo Alckmin. Assumiu a pasta estadual da saúde, da qual era gestor desde a gestão Alckmin.

Fica assim registrada a homenagem da OPAS/OMS Brasil a este grande sanitarista e gestor do SUS que tão precocemente nos deixou.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595