Skip to content

Projeto de cooperação com o Canadá tem encerramento emocionante

Após três dias de apresentações dos projetos de intervenção produzidos ao longo do Projeto de Aperfeiçoamento da Atenção Primária à Saúde, realizou-se no dia 28 de julho, em Brasília, o Seminário Nacional de Avaliação do projeto AGAP, uma parceria multi-institucional entre o DAB/MS, CONASS, OPAS/OMS Brasil, SBMFC, BIREME, CIDA e Universidade de Toronto.

Durante o evento, alunos do projeto originários de Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí, mostraram aos avaliadores as ações de intervenções que têm sido realizadas nos municípios de seus estados e que foram elaboradas ao longo dos três anos de duração do projeto. Foram também realizadas brilhantes apresentações plenárias do professor Eugênio Villaça, que falou sobre as Redes de Atenção à Saúde na Consolidação do SUS, do professor Yves Talbot sobre o Projeto AGAP e a uma breve reflexão do professor do Departamento de Políticas Gestão e Avaliação em Saúde da Universidade de Toronto Michael Rachlis, sobre o Sistema de Saúde no Brasil.


Os primeiros projetos classificados em cada um dos quatro estados foram contemplados com uma viagem ao Canadá para apresentação oral dos seus trabalhos. Os três melhores trabalhos de cada estado irão compor um volume da série técnica sobre redes de saúde da OPAS.
Esta ação foi realizada através do Termo de Ajuste 04 do Termo de Cooperação 49, e a OPAS esteve presente desde o início de formulação do projeto até a sua conclusão. Na mesa de encerramento, representou a OPAS o Dr. Renato Tasca – coordenador da Unidade de Serviços de Saúde.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595