Skip to content

Emoção marca homenagem do CONASS ao Secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata

Dignidade. Sabedoria. Humildade. Solidariedade. Coerência. Dedicação. Idealismo. Coragem. Ousadia. Lembrança. Saudades. Essas foram algumas, das muitas palavras proferidas no dia 28 de julho para homenagear o Secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, em uma solenidade feita pelo CONASS, àquele que foi um dos maiores defensores do Sistema Único de Saúde. Luiz Barradas faleceu em São Paulo no dia 17 de julho de 2010.

Bastante emocionada, a presidente do CONASS, Beatriz Dobashi, lembrou da participação de Barradas nas reuniões do Conselho e lamentou a morte precoce do Secretário. Segundo Dobashi, a homenagem foi uma maneira de lembrar as contribuições de Barradas ao Conselho. Ela ressaltou que o Secretário sempre será lembrado. "Todas as vezes que nós nos reunirmos em Assembleia, com certeza, ele estará presente, seja na forma em como nos lembramos dele, seja na forma de seus ensinamentos e das suas colaborações para conosco".

O ex-secretário de Saúde de São Paulo, José Guedes, falou sobre momentos da sua convivência de mais de trinta anos com o amigo e lembrou do seu convívio com um grupo de estudantes de medicina na Santa Casa de São Paulo, do qual Barradas fazia parte. Segundo ele, o Secretário sempre se preparou para difíceis tarefas. "Barradas sempre participou de grandes episódios da saúde pública. A ousadia e a coragem são a sua marca registrada".

Representando o ministro da Saúde, Adson França, usou uma frase do compositor Gonzaguinha para homenagear o secretário. "Em uma de suas canções, Gonzaguinha diz que cada pessoa sempre é marca das lições de outras pessoa e por mais que ela ande, ela sempre leva um pouco de cada pessoa com quem conviveu. Tenho certeza que o CONASS vai levar marcas dos desafios e da postura que o Barradas deixou."

Para o presidente do CONASEMS, Antonio Carlos Nardi, Luiz Roberto Barradas Barata foi um grande professor. "Tive a oportunidade de conviver com ele e, juntos, participamos de vários debates sobre diversos temas. Em todos eles, sai enriquecido com as lições que ele nos ministrava a cada colocação que fazia e que irão fazer muita falta a todos aqueles que trabalham para o SUS."

 Ao longo da solenidade várias pessoas também se manifestaram. Confira abaixo, trechos das homenagens prestadas à Barradas.

 "Barradas tinha uma imensa capacidade de encontrar soluções. A sua perda é uma perda para o Sistema Único de Saúde. Ele não era um quadro da medicina, não era um quadro dos planos de saúde, não era um quadro dos hospitais. Barradas foi um quadro do SUS que lutou pelo seu fortalecimento e o defendeu intransigentemente."
Reinaldo Guimarães - secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

"Cito aqui uma frase que diz "o nosso cérebro nos conduz como se fossemos imortais". É assim que Barradas vai ficar em nossos corações."
Gerson Penna, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

"Apesar de o momento ser triste, nós também devemos comemorar o privilégio que tivemos de conviver com ele. Como membro do CONASS, quero registrar o vazio que a sua perda representa para este Conselho. Entre todas as suas qualidades, quero frisar a franqueza que sempre demonstrou nas nossas plenárias."
Ricardo F. Scotti, coordenador de Desenvolvimento Institucional do CONASS.

Tatiana Rosa – ASCOM /CONASS

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595