Skip to content

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e no I Congresso Brasileiro de Hepatites Virais

Entre os dias 16 a 19 de junho foi realizado o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e no I Congresso Brasileiro de Hepatites Virais. Com a participação de cinco mil pessoas entre gestores, lideranças e membros dos movimentos sociais, educadores, estudantes, profissionais de saúde, artistas e outros setores sociais o Congresso de Prevenção se firma no cenário nacional como espaço de reflexão e debates sobre as políticas de prevenção e intercambio de experiências em prevenção ao longo de todo o país.

Com uma programação atual e diversificada, os temas mais importantes da prevenção foram discutidos por meio de conferências, mesas redondas, rodas de conversas, cursos, sessão de pôsteres, cinema, teatro e outras atividades culturais.

A OPAS Brasil esteve presente no Congresso em várias atividades envolvendo contribuições no planejamento da programação, revisão de trabalhos inscritos, palestras, coordenação de mesas de trabalho e produção de um número da Revista Tempus, voltado para o tema do HIV/Aids. O Representante da OPAS Brasil, Diego Victoria, participou da cerimônia de abertura, presidida pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Ministra Nilcéa Freire, Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, a Diretora do  Departamento de DST, Mariângela Simão, representantes da sociedade civil, representante da UNESCO e outras autoridades.

Lançamento da Revista Tempus:
Por meio de parceria entre o Sistema ONU, Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e a Universidade de Brasília se organizou um número temático sobre políticas públicas em HIV/aids da Revista Tempus. Pesquisadores, gestores, membros da sociedade civil e consultores de organismos internacionais contribuem com o número mostrando experiências e novas possibilidades de interpretação da resposta Brasileira à  Aids. Um dos aspectos mais relevantes desta iniciativa radica no fortalecimento das parcerias institucionais e no avanço das ações inteprogramáticas e multidisciplinares para enfrentar os desafios da epidemia. 
O conteúdo completo da revista pode ser acessado no link:
http://www.tempusactas.unb.br

Palestras
Rafael Mazin, assessor regional da OPAS em prevenção e atenção integral desenvolve palestra sobre o fortalecimento dos serviços de saúde uma perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos e no acesso aos mesmos das populações mais vulneráveis.  

Lançamento do filme Translatina
A OPAS Brasil organiza um debate sobre o documental Translatina. Com a colaboração da ativista Rafaelly Wiest, Presidente do Grupo Dignidade e Secretaria Trans - Brasil  da ILGA, que coordenou o debate, a OPAS reuniu ativistas da sociedade civil e gestores numa discussão sobre o estigma e a discriminação que enfrenta a população trans e as contribuições que as diversas instituições podem dar para fortalecer os serviços de saúde numa atenção integral e qualificada para estes setores sociais. As organizações civis representadas receberam uma cópia em DVD do filme com vistas a desenvolver advocay e trabalhos de sensibilização no âmbito de suas comunidades além de trocar experiências.   Translatina é um documental produzido independentemente.   Foi co-auspiciado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre a HIV/AIDS (UNAIDS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de brindar a perspectiva das organizações da sociedade civil e outros atores quanto à violência e outras barreiras ao acesso à saúde que vivem as pessoas transgênero.  

Stand ONU
Como no Congresso anterior, este ano as agências da ONU envolvidas no tema HIV/aids estiveram mais uma vez presentes de forma articulada neste evento fortalecendo a visão de uma só ONU. Com a contribuição técnica e financeira de dez agências, dentre elas a OPAS, foi organizado um stand onde se divulgou um conjunto diverso de material técnico, documentos de referência das agências, campanhas publicitárias, publicações impressas e outros.   O stand foi também um espaço de integração com os participantes do evento, congregou reuniões e outros intercâmbios entre os participantes. (foto stand) .   

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595