Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Reunião Extraordinária da Comissão de Vigilância em Saúde do MERCOSUL

Nos dias 04 e 05 de agosto de 2010, aconteceu na Representação da OPAS/OMS no Brasil a Reunião Extraordinária da Comissão de Vigilância em Saúde do MERCOSUL, na qual a AISA, do Ministério de Saúde, na figura de Dr. Carlos Felipe de Almeida e a OPAS/OMS Representação Brasil, na figura do Dr. Enrique Gil, Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável, receberam os Diretores de Epidemiologia dos países do MERCOSUL para revisar a proposta de vigilância epidemiológica e aplicação do RSI entre países.

Durante a Reunião Extraordinária da Comissão de Vigilância em Saúde/SGT N° 11 – Revisão da Res. GMC N° 22/08 “Vigilância Epidemiológica e Controle de Lista e Definição de Doenças de Notificação Obrigatória entre os Estados Partes do MERCOSUL” – OPAS/OMS – Brasil, participaram funcionários dos Ministérios da Saúde do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, além do coordenador de vigilância epidemiológica do ORAS-CHU,  discutiram-se a listagem de agravos que estão sujeitos a vigilância e a notificação entre países, para compartilhar a informação a fim de que se possa permitir um alerta precoce e tomada de medidas de controle com prontidão, evitando, dessa maneira, a ocorrência de surtos o epidemias que possam se transformar em um evento de saúde pública de interesse internacional.

Sample Image

Além disso foram revisados os mecanismos de integração e o compartilhamento de informação com a UNASUR, com o intuito de ampliar o âmbito geográfico de vigilância e controle da América do Sul. Ao final da reunião, conseguiram reduzir e acertar a lista em um número de 13 agravos sujeitos a vigilância pelos países Andinos e foram estabelecidos compromissos de seguimento entre países e entre os dois processos de integração sub-regional.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595