Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OMS: A influenza H1N1 está agora em período pós pandêmico

Genebra, 10 de agosto de 2010

A Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Margaret Chan, anunciou que o mundo não está mais em uma pandemia de influenza e portanto fora de uma emergência de Saúde Pública de preocupação internacional, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (2005).

Embora o mundo não esteja mais experimentando uma pandemia de influenza, alguns países continuam enfrentando grandes epidemias de H1N1 (2009). Com base no conhecimento de pandemias anteriores, a OMS espera que o vírus H1N1 continue a circular  como um vírus sazonal, nos próximos anos.
Segundo a Organização, o nível de preocupação é muito reduzido, mas a vigilância por parte das autoridades nacionais de saúde ainda é muito importante. O monitoramento é particularmente crítico no período imediatamente posterior a pandemia, quando o comportamento do vírus H1N1 é como o de um vírus sazonal,  não podendo ter previsibilidade. É provável que o vírus continue afetando desproporcionalmente uma faixa etária mais nova, pelo menos neste período imediatamente posterior a pandemia.

A OMS publicou orientações sobre as atividades recomendadas para o período de pós-pandemia, incluindo o aconselhamento sobre a vacinação vigilância epidemiológica e virológica, e manejo clínico dos casos. As autoridades nacionais de saúde devem ser alertadas de que os casos e surtos de infecção por H1N1 locais continuarão a ocorrer. Em alguns lugares, tais surtos podem ter um impacto substancial sobre as comunidades.


Mais informações:

·Perguntas mais frequêntes sobre a pós-pandemia

·Recomendações da OMS para o período pós pandêmico

.O que é período pós pandêmico ?

·Declaração da Dra. Margaret Chan 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595