Home


CGI - Socioeconômicos e Demográficos

Imprimir E-mail

nullNos dias 11 e 12 de agosto de 2010 foram realizadas as reuniões dos Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) Socioeconômicos e Demográficos, respectivamente, na cidade de Salvador (Bahia) com o apoio da equipe da Ripsa no Estado da Bahia; em especial Dra. Márcia Mazzei e Dra. Zenaide Oliveira.

A condução das reuniões ficou a cargo dos coordenadores das respectivas instituições responsáveis: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras instituições participantes incluíram: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Universidade de Brasília, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Fundação João Pinheiro de Minas Gerais, Universidade de Campinas e representantes da Ripsa estadual de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Além da revisão das pendências para a conclusão do folheto de Indicadores e Dados Básicos de Saúde 2009 (IDB 2009), o principal tema de discussão durante a reunião do CGI Socioeconômicos incluiu a revisão das propostas de novos indicadores: (i) renda média domiciliar per capita, (ii) níveis de escolaridade na população de 18 a 24 anos, (iii) proporção de extremamente pobres, (iv) índice de Gini da renda domiciliar per capita, (v) proporção de domicílios monoparentais, cujo o chefe tenha menos de quatro anos de estudos com filhes menores de 16 anos, (vi) proporção de trabalhadores com vínculo formal/contribuição previdenciária e (vii) idosos extremamente pobres.

O relatório da reunião do CGI socioeconômicos em breve estará disponível para apreciação.

Já a reunião do CGI demográficos enfatizou a discussão metodológica bem como vantagens e desvantagens de utilizar estimativas populacionais referente ao período de 2001 a 2011 versus a proposta de aguardar a divulgação dos dados do Censo 2010.

O relatório da reunião do CGI demográficos já está disponível para apreciação.

Última atualização em Qua, 11 de Maio de 2011 07:23
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595