Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Com apoio da OPAS/OMS - Brasil, ANVISA lança nova publicação em Segurança do Paciente

Com o apoio da OPAS/OMS - Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz o lançamento da publicação: Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Limpeza e Desinfecção, na intenção de apoiar a capacitação de profissionais dos serviços de saúde em todo o país e também servirá de apoio a Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.

A limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. Corrobora também para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos, e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços.
O ambiente é apontado como importante reservatório de microrganismos nos serviços de saúde, especialmente os multirresistentes. Ainda, a presença de matéria orgânica favorece a proliferação de microrganismos e o aparecimento de insetos, roedores e outros, que podem veicular microrganismos nos serviços de saúde.
Dessa forma, o aparecimento de infecções nos ambientes de assistência à saúde pode estar relacionado ao uso de técnicas incorretas de limpeza e desinfecção de superfícies e manejo inadequado dos resíduos em serviços de saúde.
Assim, o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde apresenta relevante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes para promover a limpeza e desinfecção de superfícies.

Acesse o Manual: Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Limpeza e Desinfecção de Superfícies

Capítulo 1
O ambiente e a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde

Capítulo 2
Classificação de áreas em serviços de saúde

Capítulo 3
O serviço de limpeza e desinfecção de superfícies

Capítulo 4
Recursos humanos

Capítulo 5
Produtos saneantes

Capítulo 6
Equipamentos e materiais utilizados na limpeza e desinfecção de superfícies

Capítulo 7
Limpeza e desinfecção de superfícies

Capítulo 8
Produtos e sistemas utilizados no tratamento de pisos

Capítulo 9
Higienização das mãos em serviços de saúde

Capítulo 10
Medidas de biossegurança

 

 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595