Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Etapa estadual das Cooperações entre Brasil e Panamá e Brasil e Uruguai em vigilância em saúde ambiental

 Durante os dias 16 a 20 de agosto, foi realizada a etapa estadual da Cooperação entre países Brasil x Panamá e Brasil x Uruguai nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Acre. As atividades tiveram como foco na troca de experiências em vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador.

 A OPAS participou na organização desta que foi a última etapa da Cooperação Técnica entre o Brasil e Panamá e Brasil e Uruguai para o fortalecimento da vigilância em saúde ambiental nos países.

Segue abaixo um pequeno resumo das atividades desenvolvidas nos três estados:

Paraná

Ocorreram diversas oficinas de capacitação e visitas de campo na capital e no interior, onde os focos estiveram voltados para questões que envolvessem a segurança dos ambientes nos quais as populações estivessem inseridas, sejam eles urbano, rural ou laboral.

Rio Grande do Sul

Esta etapa consistiu em visitas a municípios do estado compartilhando as experiências na área vigilância em saúde através de programas do VIGIAGUA, VIGISOLO e VIGIAR. Dentre as visitas realizadas, o município de Candiota se destacou pela realização da “I Oficina de Avaliação e Planejamento do Programa de Vigilância relacionada à Qualidade do Ar”, onde foram apresentados resultados epidemiológicos das doenças respiratórias agravadas pela poluição atmosférica advinda da Termoelétrica Presidente Médici localizada na região.”

Acre

Foram feitas visitas em três municípios (Rio Branco, Capixaba e Senador Guiomar). Os temas discutidos foram: Usina Sucroalcooleira e população exposta aos agrotóxicos; Queimadas e monitoramento em tempo real de focos de calor; Queimadas e vigilância sentinela de casos de doenças respiratórias; Recursos hídricos – monitoramento da qualidade da água e recuperação de áreas degradadas; Tratamento de resíduos sólidos; e o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos (P2R2).

Ao final do evento os técnicos se declararam satisfeitos com os resultados e que acreditavam que ações como essas são fundamentais o fortalecimento da vigilância em saúde ambiental e do trabalhador nas Américas.

As etapas de avaliação das cooperações técnicas estão previstas para fevereiro de 2011.

Para conhecer um pouco mais sobre as cooperações acesse as seguintes notícias:

Cooperação técnica entre Brasil e Panamá em vigilância em saúde ambiental

Cooperação técnica entre Brasil e Uruguai em vigilância em saúde ambiental

OPAS/OMS participa da capacitação em vigilância em saúde ambiental para técnicos do Uruguai e Panamá

CGVAM realiza capacitação em vigilância em saúde ambiental

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595