Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde realiza visita oficial ao Brasil

nullA Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Mirta Roses Periago, chegou ao Brasil no dia 23 de agosto para uma agenda de compromissos no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, em especial com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz, no contexto do evento de celebração de 30 anos de erradicação da varíola. A Diretora permaneceu no país até o dia 27 de agosto.

Nnullo dia 23 de agosto, a Diretora e o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, reuniram-se no Rio de Janeiro com o Coordenador Nacional da Saúde no Mercosul, Carlos Felipe Almeida D’Oliveira, e com o Assessor Especial do Ministro da Saúde para Assuntos, Internacionais Ministro Eduardo Barbosa.

nullMirta Roses visitou o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto, tendo como destaque a análise das atividades de cooperação técnica desenvolvidas pelo Centro. A visita foi acompanhada pelo Diretor da Panaftosa, Ottorino Cosivi, pelo Diretor Adjunto da OPAS,  Jon Andrus, e pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria. Neste mesmo dia, a Diretora participou da Cerimônia de Inauguração da Celebração dos 30 anos de Erradicação da Varíola. A eliminação da varíola é um marco na história da saúde pública mundial.

nullA agenda do dia 25 de agosto, em Brasília, contemplou uma reunião com o Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Thomas Shannon. Esta reunião visou aproximar os laços políticos e técnicos entre ambas as instituições, que já trabalham com o tema da tuberculose no país, entre outros. A Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, recebeu a Diretora para um diálogo sobre a “Declaração de Brasília” e os resultados da 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. Em seguida, Mirta Roses reuniu-se com o Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota, a fim de intercambiar informações sobre a cooperação sul-sul em saúde e a triangulação com a OPAS/OMS. Este encontro buscou fortalecer o papel da cooperação internacional do Brasil, especialmente com os países de língua portuguesa.

nullDando seguimento a sua estada em Brasília, a Diretora da OPAS reuniu-se com o Secretário Executivo e com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento para discutir a cooperação com a Organização por meio da PANAFTOSA/OPAS/OMS. Em seguida, foi realizada uma reunião para análise do cumprimento da Estratégia de Cooperação Técnica da OPAS/OMS com o Brasil, no período de janeiro de 2008 a agosto de 2010, contou com a participação de autoridades nacionais que, juntamente com a Diretora da OPAS, Mirta Roses, definiram as orientações para a execução da cooperação técnica até 2012.

nullA Representação da OPAS/OMS no Brasil ganhou duas novas mudas de ipê amarelo como parte do projeto “OPAS Verde”. As mudas foram plantadas pela Diretora da OPAS e pela Presidente do CONASS, Beatriz Dobashi.

Com a presença da Diretora, foi realizada a cerimônia de reconhecimento por tempo de serviço e desempenho extraordinário de funcionários da Representação da OPAS/OMS no Brasil.

nullNo dia 26 de agosto, em São Paulo, Mirta Roses visitou o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e reuniu-se com o Diretor Interino da BIREME, Albino Belotto, sua equipe de gerentes e com os representantes das instituições que apóiam a BIREME no Brasil.

nullNeste dia, foi realizada uma visita ao Projeto Interagencial de Segurança Humana, que conta com a participação da OPAS/OMS, UNICEF, UNESCO e UNFPA, com objetivo de conhecer os avanços obtidos nos seus primeiros anos de execução.

A agenda do dia 26 de agosto foi finalizada na prefeitura de Guarulhos, onde a Diretora se reuniu com o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, o Secretário de Saúde de Guarulhos, Carlos Chnaiderman, e o ponto focal para o Projeto Rostos Vozes e Lugares (RVL) em Guarulhos, Emília Broide.

nullEm seu último dia no Brasil, foi realizado um encontro com o Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, para a troca de informações sobre a cooperação técnica entre ambas as instituições. Neste dia, a Diretora da OPAS participou da cerimônia de encerramento da celebração dos 30 anos de erradicação da varíola.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595