Skip to content

Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde realiza visita oficial ao Brasil

Imprimir E-mail

nullA Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Mirta Roses Periago, chegou ao Brasil no dia 23 de agosto para uma agenda de compromissos no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, em especial com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz, no contexto do evento de celebração de 30 anos de erradicação da varíola. A Diretora permaneceu no país até o dia 27 de agosto.

Nnullo dia 23 de agosto, a Diretora e o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, reuniram-se no Rio de Janeiro com o Coordenador Nacional da Saúde no Mercosul, Carlos Felipe Almeida D’Oliveira, e com o Assessor Especial do Ministro da Saúde para Assuntos, Internacionais Ministro Eduardo Barbosa.

nullMirta Roses visitou o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto, tendo como destaque a análise das atividades de cooperação técnica desenvolvidas pelo Centro. A visita foi acompanhada pelo Diretor da Panaftosa, Ottorino Cosivi, pelo Diretor Adjunto da OPAS,  Jon Andrus, e pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria. Neste mesmo dia, a Diretora participou da Cerimônia de Inauguração da Celebração dos 30 anos de Erradicação da Varíola. A eliminação da varíola é um marco na história da saúde pública mundial.

nullA agenda do dia 25 de agosto, em Brasília, contemplou uma reunião com o Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Thomas Shannon. Esta reunião visou aproximar os laços políticos e técnicos entre ambas as instituições, que já trabalham com o tema da tuberculose no país, entre outros. A Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, recebeu a Diretora para um diálogo sobre a “Declaração de Brasília” e os resultados da 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. Em seguida, Mirta Roses reuniu-se com o Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota, a fim de intercambiar informações sobre a cooperação sul-sul em saúde e a triangulação com a OPAS/OMS. Este encontro buscou fortalecer o papel da cooperação internacional do Brasil, especialmente com os países de língua portuguesa.

nullDando seguimento a sua estada em Brasília, a Diretora da OPAS reuniu-se com o Secretário Executivo e com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento para discutir a cooperação com a Organização por meio da PANAFTOSA/OPAS/OMS. Em seguida, foi realizada uma reunião para análise do cumprimento da Estratégia de Cooperação Técnica da OPAS/OMS com o Brasil, no período de janeiro de 2008 a agosto de 2010, contou com a participação de autoridades nacionais que, juntamente com a Diretora da OPAS, Mirta Roses, definiram as orientações para a execução da cooperação técnica até 2012.

nullA Representação da OPAS/OMS no Brasil ganhou duas novas mudas de ipê amarelo como parte do projeto “OPAS Verde”. As mudas foram plantadas pela Diretora da OPAS e pela Presidente do CONASS, Beatriz Dobashi.

Com a presença da Diretora, foi realizada a cerimônia de reconhecimento por tempo de serviço e desempenho extraordinário de funcionários da Representação da OPAS/OMS no Brasil.

nullNo dia 26 de agosto, em São Paulo, Mirta Roses visitou o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e reuniu-se com o Diretor Interino da BIREME, Albino Belotto, sua equipe de gerentes e com os representantes das instituições que apóiam a BIREME no Brasil.

nullNeste dia, foi realizada uma visita ao Projeto Interagencial de Segurança Humana, que conta com a participação da OPAS/OMS, UNICEF, UNESCO e UNFPA, com objetivo de conhecer os avanços obtidos nos seus primeiros anos de execução.

A agenda do dia 26 de agosto foi finalizada na prefeitura de Guarulhos, onde a Diretora se reuniu com o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, o Secretário de Saúde de Guarulhos, Carlos Chnaiderman, e o ponto focal para o Projeto Rostos Vozes e Lugares (RVL) em Guarulhos, Emília Broide.

nullEm seu último dia no Brasil, foi realizado um encontro com o Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, para a troca de informações sobre a cooperação técnica entre ambas as instituições. Neste dia, a Diretora da OPAS participou da cerimônia de encerramento da celebração dos 30 anos de erradicação da varíola.

Última atualização em Ter, 21 de Setembro de 2010 14:00

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595