Skip to content

Dra. Mirta Roses, Diretora de OPAS/OMS visita o projeto Rostos Vozes e Lugares em Guarulhos

Imprimir E-mail

 No dia 26 de agosto, o projeto Rostos, Vozes e Lugares foi tema de reunião com Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos, Carlos Chnaiderman, Secretário de Saúde de Guarulhos e Emília Broide, ponto focal para o projeto em Guarulhos. Pela OPAS/OMS além da Diretora, estive acompanhando a delegação, o  Eng. Diego Victoria, Representante da OPAS/Brasil, o Dr. Albino Belotto, Diretor interino da BIREME e os Drs. Diego González e Luciana Chagas, consultores de OPAS/Brasil.

 Com base no princípio de que a saúde vai além da assistência médica resultando em um conjunto de fatores relacionados aos hábitos saudáveis de vida, o projeto em cooperação com a OPAS/OMS tem a missão de ajudar o município a cumprir os oito objetivos estabelecidos para 2015, reduzindo as iniquidades em saúde em Guarulhos. Para maiores informações sobre o projeto, acesse o seguinte link: Projeto Rostos Vozes e Lugares.

O secretário de saúde fez uma apresentação sobre a evolução do projeto na cidade, destacando como maiores desafios o empoderamento das lideranças locais para que assumam o projeto e sua continuidade no futuro e a atuação intersetorial. O prefeito relatou êxitos que, inclusive, têm levado à expansão em Guarulhos e uma das fortalezas, a participação da população em instâncias como os Conselhos Gestores de Saúde existentes na cidade.

Mirta Roses comentou que muitas características de Guarulhos são comuns em cidades da América Latina e Caribe, por exemplo, a dívida histórica dos países quanto ao saneamento básico que está associada aos determinantes sociais da saúde e que precisam ser ultrapassados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O município de Guarulhos e os resultados no projeto são experiências que estimulam sua continuidade, ampliação e inspiração para outros municípios, segundo a Diretora.

Fonte: Adaptado de BIREME/OPAS/OMS

Visite a galeria de fotos da atividade: Galeria

Última atualização em Seg, 06 de Setembro de 2010 14:32

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595