Home


OPAS/OMS no Brasil, Ministério da Saúde e UFMG realizam evento para a Promoção da Saúde e Paz

Imprimir E-mail

nullNo dia 8 de setembro de 2010, aconteceu o Encontro – Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. O evento, que ocorreu, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina/UFMG foi promovido pelo Núcleo de Promoção de Saúde Paz da Faculdade em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde/OMS, através da cooperação técnica existente e com o apoio do Ministério da Saúde, através da Diretoria de Análise de Situação de Saúde (na área técnica de Prevenção da Violência e Acidentes). 

 O evento contou com a participação do Dr. Diego Victoria null(Representante da OPAS/OMS no Brasil), Dra.Marta Silva (Coordenadora da área técnica de Prevenção da Violência e Acidentes/DASIS/MS), Professora Rocksana de Carvalho (Vice-Reitora da UFMG), Professor João Antonio de Paula (Pró-Reitor de Extensão), Professor Francisco Penna (Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG) e a Professora Elza Machado (Coordenadora do Núcleo Promoção da Saúde e Paz/FM/UFMG e organizadora do evento), além dos alunos formandos do Curso de Aperfeiçoamento: Transferência de Tecnologia de Abordagem da Violência e Construção da Paz , representantes dos diversos municípios mineiros e suas diversas secretarias.

Na programação foram realizadas as seguintes atividades:

1. Lançamento dos livros:

• “Podemos Prevenir a Violência”, organizado pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Elza Machado de Melo;

• “Manual de Avaliação de Programas de Prevenção da Violência”, de autoria de Andréa Maria Silveira e Betânia Totino Peixoto. Esta publicação tem por “objetivo sensibilizar, aumentar o conhecimento, e o interesse em avaliação. Visando ainda, estimular os formuladores e gestores de programas de prevenção a violência a planejarem, orçarem e executarem avaliações dos programas e projetos que estão sob suas responsabilidades”, segundo a autora e professora Andrea Maria (CRISP/UFMG).

• Versão em língua portuguesa dos Livros: “Guia Metodológico para a Multiplicação de Observatórios Municipais de Violência e Sistematização de experiências sobre Sistemas de Vigilância, Observatórios ou Sistemas de Informação de Violência na América Latina. Observatórios de Violência: Melhores Práticas”;

null2. Apresentação formal dos Núcleos de Promoção de Saúde e Paz das cidades Mineiras de: Betim, Ribeirão das Neves, Divinópolis, Pará de Minas, Pitangui, Lagoa da Prata, Bambui, Conceição do Pará e Iguatama.

3. A formatura das três primeiras turmas do Curso de Aperfeiçoamento: Transferência de Tecnologia de Abordagem da Violência e Construção da Paz.

Turma 1 (Parceria OPAS/OMS e UFMG): Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte;

Turma 2 (Parceria UFMG e SES/MG): Alfenas, Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Funilândia, Ibirité, Itabira, Januária, Leopoldina, Montes Claros, Novo Cruzeiro, Passos, Patos De Minas, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Varginha;

Turma 3 (Parceria UFMG e Macrooregião de Divinópolis): Divinópolis, Bambuí, Lagoa da Prata, Conceição do Pará, Itaguara, Pará de Minas, Pitangui.


As publicações estarão disponíveis no acervo virtual da OPAS/OMS no Brasil e na UFMG.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595