Boletins Panaftosa

Home


A Representação de OPAS / OMS no Brasil participou na Reunião de Vigilância de Saúde da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru

Imprimir E-mail

nullNa cidade de Letícia, Colômbia, foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto de 2010 a reunião de harmonização da vigilância da saúde na zona de fronteira de Brasil, Colômbia e Peru.

 

nullCom a presença de representantes dos níveis nacional, estadual e municipal dos três países, a reunião foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer mecanismos para garantir a harmonização multinacional de vigilância sanitária das fronteiras. Foi destacada a presença dos cônsules da Colômbia em Tabatinga, e do Peru e do Brasil em Letícia, que contaram com o apoio dos respectivos Ministérios das Relações Exteriores para implantar ações de prevenção, cuidado e controle de eventos de interesse para a saúde pública das fronteiras de seus países. 

A presença dos funcionários estaduais de Amazonas na Colômbia, Loreto no Peru e Amazonas no Brasil foi fundamental para promover a articulação de todas as ações previstas com o nível nacional dos países participantes.

Durante a reunião foi realizado um resgate dos antecedentes de vigilância sanitária nas fronteiras e os acordos binacionais e multinacionais existentes. Ainda neste encontro os países compartilharam os avanços obtidos por cada um sobre essa questão e sobre a implantação do Regulamento Sanitário Intrenacional (RSI 2005) É comum os progressos alcançados por cada país sobre esta questão e na implantação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005).


Foi acordada a elaboração de um plano de ação que incluí um projeto de cooperação entre países (TCC) com o intuito de fortalecer implantação das ações prevista no RSI 2005 para as áreas de fronteira, como também, a conformação de um comitê tripartite com representação local (Letícia na Colômbia, Tabatinga no Brasil e Santa Rosa no Peru) com apoio dos governos estaduais Amazonas (Brasil), Loreto (Peru) e Amazonas (Colômbia).

 

Última atualização em Qua, 15 de Setembro de 2010 15:13
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595