Home Página Principal OPAS apóia realização de oficina para capacitação de profissionais de saúde do Haiti

Capacidades Humanas para a Saúde



OPAS apóia realização de oficina para capacitação de profissionais de saúde do Haiti

A SGTES/Ministério da Saúde, com o apoio da OPAS/OMS, promoverá uma oficina de trabalho preparação de docentes que atuarão na formação de técnicos de nível médio da atenção primária em saúde do Haiti. O evento será realizado em Fortaleza, Ceará, de quatro a dez de outubro de 2010 e conta também com a colaboração de profissionais da saúde de Cuba. A ofocina é resultado de demanda apresentada pelo governo do Haiti em junho, quando uma missão de técnicos da SGTES e consultores da OPAS visitaram o país para conhecer a realidade na área da saúde após o terremoto ocorrido em janeiro.

A oficina conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde do Brasil, do Ministério de Saúde Pública de Cuba, do Ministério de Saúde Pública e População do Haiti, da OPAS/Haiti e da OPAS/BRA, da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e de docentes de Escolas Técnicas de Saúde do SUS. A consultora da OPAS junto a SGTES, Cláudia Marques, participa da organização do evento. A foto acima registra uma das reuniões realizadas pela missão brasileira ao Hati em junho.

A capacitação tem como objetivo discutir a formação de trabalhadores da saúde referenciada no modelo da atenção primária em saúde; conhecer a organização do sistema municipal de saúde de Fortaleza, com ênfase na atuação das equipes de Saúde da Família e dos Conselhos de Saúde (controle social); conhecer a organização do sistema de saúde no Estado do Ceará, com ênfase na atenção primária, na regionalização e nos fluxos da rede de atenção – sistema de referência hospitalar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, e discutir eixos norteadores da educação profissional em saúde e as características de funcionamento da Escola Técnica de Saúde do Ceará, além de elaborar proposta de operacionalização dos cursos de formação de técnicos de nível médio da atenção primária em saúde do Haiti.

Mais informações

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595