Skip to content

Oficina no Paraguai sobre Residência Médica em Países da América Latina

Imprimir E-mail

Encerra hoje, 17 de setembro de 2010, em Assunção, Paraguai, a reunião sobre os Sistemas de Residência Médica em Países da América Latina, iniciada dia 15. O Ministério da Saúde do Brasil participa do evento por meio da SGTES- Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A consultora da OPAS/OMS naquela Secretaria, Denise Mafra, participa do evento.

Durante o evento foi realizada um vídeo conferência sobre a situação das Residências Médicas no Canadá, coordenada pela Dra. Rosa Borrell, e outra sobre as Estratégias de Reorientação das Residências Médicas na Espanha, apresentada pelo Dr. Alberto Infante e coordenada pelo Dr. Charles Godue. Também foram realizados debates com a participação de representantes do México, Costa Rica e Chile, coordenada pelo Dr. Carlos Rosales, sobre as mudanças necessárias para enfrentar os desafios do sistema de saúde e o papel do planejamento, regulação e gestão das Residências Médicas. Também foi realizado um debate, coordenado pelo Dr. Raul Gulino, sobre os processos de formação das residências médicas em Cuba, Argentina, Colômbia e Peru. O Brasil apresentou no primeiro dia da oficinauma síntese dos programas do DEGES/SGTES especificamente, o pró-Residência.

Após a reunião de Assunção será possível realizar um planejamento estratégico para competências e conteúdos mínimos por especialidade, de modo a permitir a mobilidade de profissionais médicos entre os países que compõem o MERCOSUL e também para encontrar uma diretriz para a formação de médicos que venham atender as demandas de profissionais em áreas prioritárias para os sistemas de saúde pública dos países.

No Brasil, há uma inovação na gestão das vagas para programas de especialidades médica, em face da dimensão continental do país. A SGTES apresentará os resultados parciais do apoio matricial a programas no Norte, Nordeste, Centro-Oeste que necessitam da expertise de instituições na oferta de programas de residência médica. A SGTES e a OPAS/OMS apóia 74 programas para novas vagas em especialidades necessárias ao SUS.
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595