Skip to content

Lançamento do Boletim Informativo do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS)

Imprimir E-mail

Sample ImageNa segunda-feira, dia 13 de setembro de 2010, foi oficialmente lançado o "Informe CEIS", Boletim Informativo do Grupo de Pesquisas de Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Boletim tem como principal objetivo estimular a formação de conhecimento na área e subsidiar o desenvolvimento de políticas sobre o tema. Encontra-se nas versões português e inglês, fruto de um esforço inovador de integração das políticas públicas.

O primeiro número faz parte de uma atividade sistemática que trata de temas relacionados à produção e inovação em saúde. Procura sintetizar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos há mais de uma década realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Escola de Saúde Pública da Fiocruz (GIS/Fiocruz) e na Vice-Presidência, com o intuito de analisar o Complexo Produtivo da Saúde. O Informe atende também às expectativas das Instituições que vem apoiando estas atividades ao longo deste período (SCTIE/MS, SAS/MS, FINEP/MCT, OPAS/OMS, BNDES/MDIC, entre outras). Em específico, a OPAS/OMS Brasil vêm apoiando uma série de atividades no CEIS por meio do Termo de Cooperação 59.

Sample ImageA iniciativa procura investigar a complexidade das relações envolvidas na saúde, considerada a importância desta base produtiva para a sociedade. Os setores de base industrial e de serviços em saúde interagem sistematicamente de forma que as questões que pautam o alcance do desenvolvimento social em saúde passam pela discussão de uma base tecnológica e industrial que seja compatível não somente com as propostas de desenvolvimentistas, que se contrapõem ao paradigma liberal, como com os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal.

A análise proposta procura superar os paradigmas que separam rigidamente as políticas sociais das políticas de desenvolvimento produtivo, uma vez que o desenvolvimento necessariamente envolve estas duas vertentes.

O responsável pelo Informe e também Coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação em Saúde (GIS) da Fiocruz, Dr. Carlos Gadelha, comenta ainda que a elaboração das notícias, matérias e artigos produzidos poderão contar com a colaboração de pesquisadores externos.

Para solicitar a inserção de correio eletrônico para receber o Boletim, os interessados deverão encaminhar solicitação à Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Para ter acesso ao Informe em português, clique aqui.

Última atualização em Seg, 20 de Setembro de 2010 22:11

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595