Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Evento sobre mortalidade materna no Brasil é realizado em Brasília

nullNos dias 16 e 17 de setembro de 2010, foi realizado no Hotel Kubitschek Plaza a “Oficina de revisão das estimativas da razão da mortalidade materna – RMM”, coordenada pelo DASIS/SVS/MS e o CGI de mortalidade da RIPSA em um evento promovido por uma ação de cooperação técnica entre a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde. 

nullOs objetivos da reunião estiveram centrados na discussão das metodologias utilizadas para cálculo da razão de mortalidade materna do Brasil pelo IHME (Instituto de Métricas em Saúde da Universidade de Washington) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), revisão da metodologia de cálculo e do fator de correção para o Brasil e discussão das metodologias de cálculo para os estados.
 
A abertura contou com a presença do assessor do Ministro da Saúde, Adson França, do José Luis Telles, coordenador da saúde da mulher e da criança do MS, de Otaliba Libânio, coordenador de DASIS/SVS e de Patrico Ortiz Coordenador do CGI de Mortalidade da Ripsa.

As apresentações dos temas centrais foram realizadas por Fátima Marinho da OPAS/OMS, Mie Inoue, da OMS, Rafael Lozano, da IHME/Universidade de Washington, Otaliba Libânio, da DASIS/SVS/MS, Patrício Ortiz, Coordenador do CGI de mortalidade da Ripsa, Célia Landman, do ICICT/Fiocruz e do profesor Rui Laurenti, da FSP/USP.
 
Logo após as apresentações foram realizadas discussões em plenária, sobre as diversas metodologias e sobre a forma como a RIPSA calcula a RMM, que geraram como produto a definição de um plano de trabalho para revisar, a curto e médio prazo, a RMM tanto para Brasil como para os estados brasileiros.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595