Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Lançamento do livro “Desafios e inovações na gestão do SUS em Belo Horizonte"

Dr. Renato Tasca representou a OPAS/OMS no Brasil no lançamento do livro “Desafios e inovações na gestão do SUS em Belo Horizonte: a experiência de 2003 a 2008” que ocorreu em Belo Horizonte /MG no dia 16 de setembro de 2010.

O livro foi organizado pelo Dr. Helvécio Miranda Magalhães Junior e relata a experiência vivenciada na gestão da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando os avanços alcançados no período, que serviram de modelo para vários municípios no Brasil, bem como os desafios a serem enfrentados.

Segue a apresentação do livro escrita pelo Professor Francisco José Penna, Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG:

“Muito feliz a idéia de Helvécio Miranda Magalhães Júnior ao registrar em livro sua experiência exitosa como gestor de saúde do município de Belo Horizonte. A construção de um modelo de atenção à saúde descentralizado, com foco na atenção primária, atuando como porta de entrada da demanda por serviços de saúde, tem permitido a Belo Horizonte enfrentar com tranqüilidade inúmeros problemas que constantemente desafiam os gestores de saúde.

A história de construção do Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte traz consigo as marcas de um processo dialógico, participativo, qualificado e, principalmente, gerenciado de forma eficaz e integrada com as instituições de ensino. A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, tradicional parceira da Secretaria Municipal de Saúde em inúmeros projetos de extensão e pesquisa, se orgulha de participar desse processo e contribuir para o aprimoramento do SUS.

Relatar de forma sistematizada as etapas percorridas na organização do SUS em Belo Horizonte remete a uma discussão importante sobre a gestão do Sistema Único de Saúde, nos níveis municipal, estadual e federal. Oxalá a experiência vivenciada em Belo Horizonte se consolide como fonte inspiradora para os 5565 municípios brasileiros.

Vemos com grande alegria que egressos ilustres de nossa faculdade e de outras unidades de nossa UFMG, cada vez mais estão ocupando espaços no cenário das políticas públicas de saúde do Brasil e contribuindo para a construção de um verdadeiro sonho da população brasileira, qual seja, usufruir de um sistema público de saúde ao qual todos, sem exceção, possam recorrer nos momentos de doenças e sofrimentos.”

Interessados em adquirir o livro poderão contactar com o Dr. Helvécio Miranda pelo email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

 

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595