Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Emergências e Desastres Químicos é tema de curso online e gratuito disponível para a América Latina

nullO curso de autoaprendizagem “Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos” - uma iniciativa da OPAS/OMS, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e dos Ministérios da Saúde do Brasil e da Argentina - teve seu lançamento internacional neste dia 27 de setembro de 2010 na sede da Cetesb, na cidade de São Paulo com participações presenciais e por meio de Webconferência.
  

Uma emergência química, de origem natural ou tecnológica, que ocorra durante a extração, produção, manuseio, transporte, armazenamento e destinação de produtos químicos, pode afetar, direta ou indiretamente, a segurança e a saúde da população, bem como levar a desastres ambientais. null

Assim, pela necessidade de intervir com ações de resposta imediatas, as quais requerem conhecimentos específicos, o curso recém-lançado objetiva proporcionar elementos teóricos e práticos, assim como meios adequados para a prevenção, preparação e resposta de maneira rápida e eficiente, diante de situações de emergências e desastres químicos, em âmbito local, regional e nacional em países da América Latina e Caribe.

O curso que é gratuito, com conteúdo em português e espanhol e em formato de autoaprendizagem, ou seja, sem a necessidade de tutores, se destina aos profissionais de formação técnica ou superior, de instituições governamentais, não-governamentais, de empresas privadas, a professores e estudantes, além do público geral interessado no tema da capacitação. O curso está também disponível por meio do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) uma das redes associadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Para participar, os interessados necessitam apenas acessar a página do curso (aqui) e realizar a inscrição. As leituras e os exercícios podem ser feitos sem limite de tempo para conclusão, sendo que o certificado é emitido ao final, também online, após o participante realizar todas as atividades previstas, incluindo uma avaliação final.
Lançamento internacional.

nullDesenvolvida durante dois anos de forma multisetorial e interpaíses, a iniciativa do curso foi bem recebida pelo público do lançamento, cerca de 80 participantes presencialmente e aproximadamente 20 via Webconferência, entre eles, técnicos e consultores de instituições parceiras ou ligadas à área de emergências e desastres químicos, além de equipes da Cetesb. A equipe do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) apoiou na organização, divulgação e supervisão do evento.

Na cerimônia de lançamento (acesse a agenda online), Carlos Lacava, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Cetesb, e Jorge Luis Gouveia, gerente de Operações da Cetesb, destacaram que o curso resulta do acúmulo de experiências da companhia como um dos 22 Centros Colaboradores da OPAS/OMS. Na temática Emergências e Desastres Químicos, a Cetesb vem realizando capacitações no Brasil e em países da América Latina desde 1999 e, em algumas ocasiões apoiando em ações de resposta. O intercâmbio de informação e conhecimento e também seu aprendizado nestas ações promoveram a evolução do curso elaborado em formato de autoaprendizagem.

Jean-Luc Poncelet, gerente de Preparação para Emergências e Resposta a Desastres da OPAS/OMS, em conexão via Webconferência a partir de Washington, EUA, ressaltou a perspectiva de que o curso venha a ultrapassar a América Latina e, que seja traduzido também para o inglês, para estar mais acessível no Caribe e em outras regiões do mundo. Neste sentido, Enrique Gil, gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, destacou a importância da atuação da Cetesb em potencial apoio ao Regulamento Sanitário Internacional, aprovado pelos países membros das Nações Unidas e que é um instrumento para também promover a resposta dos países em situações de emergências, inclusive desastres químicos e ambientais, além de epidemias e pandemias.

A relevância do curso para apoiar a implementação de políticas no setor, “melhora a capacidade técnica e também assessora a identificação de riscos e a possível prevenção”, na visão de Aramis Cardoso, do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde do Brasil.

É grande a possibilidade de alcance de um curso em formato de autoaprendizagem, a exemplo de outros cursos promovidos pela OPAS/OMS como aqueles disponíveis no Campos Virtual em Saúde Pública, que chegaram a mais de 100 mil participantes, a partir da plataforma online, segundo Diego González Machín, coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS/OMS no Brasil. Todo material do curso pode ser utilizado em capacitações presenciais, com atividades práticas para aprofundamento no tema.

Para maiores informações acesse o seguinte documento: Curso de auto aprendizagem CETESB - Prevenção, Preparação e Respostas a Emergências e Desastres Químicos.

Instituições participantes da iniciativa do curso

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB (Brasil), Centro Colaborador da OPAS/OMS para o tema Emergências Químicas.

Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde, área de Preparativos para Casos de Desastres (PED/OPAS/OMS), área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental (SDE/OPAS/OMS) e a Representação da OPAS/OMS no Brasil.

Ministério da Saúde do Brasil, área de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Acidentes com Produtos Perigosos – VIGIAPP da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVAM e a Coordenação Geral de Urgência e Emergência – CGUE.

Ministério da Saúde da Argentina, mediante o “Programa Nacional de Prevenção e Controle de Intoxicações – Departamento de Saúde Ambiental - Direção Nacional de Determinantes de Saúde e Pesquisa”.

Links relacionados
 
Curso Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos

http://www.bvsde.paho.org/cursode/e/index.php

Agenda online: acesse a lista de participantes, as apresentações utilizadas:

http://www.eventos.bvsalud.org/agendas/cursoemergencias/

Fotos do evento

http://fotolog.cursoemergencias.bvsalud.org/

Campus Virtual em Saúde Pública

http://www.campusvirtualsp.org/

Nota elaborada por BIREME/OPAS/OMS

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595