Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

OPAS/Brasil participa da criação de rede de telessaúde da Argentina

Quatro universidades da província de Mendoza, na Argentina- Universidad Nacional de Cuyo, Universidad de Mendoza, Universidad Maza e a Universidad del Aconcágua, assinaram com o Ministério de Saúde Provincial um acordo criando a Red Provincial de Telesalud (RPT) de Mendoza. O evento ocorreu no dia três de setembro de 2010 após dois dias de intensos debates com a participação de representantes do Programa Telessaúde Brasil e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), quando as iniciativas brasileiras de utilização das ferramentas de informática e telecomunicações para o aprimoramento da assistência à saúde foram apresentadas.

O consultor Roberto Esteves, do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/Brasil, que participou do ato inaugural da RPT no gabinete do reitor da Universidad de Mendoza, avalia que “é uma honra para o Brasil que a primeira rede provincial de telessaúde da Argentina tenha tido como fonte de inspiração a experiência que desenvolvida no País nos últimos três anos”, e disse também que “a OPAS/Brasil e o Ministério da Saúde do Brasil não medirão esforços para os apoiar neste processo."

De setembro para outubro, segundo a Dra. Giselle Ricur, coordenadora técnica da RPT, a equipe de implantação do projeto vem se reunindo a cada quinze dias e já criou quatro grupos de trabalho (Legal, Médico, Educativo, Técnico e de Redes). Atualmente, está sendo realizado o diagnósticos do estado das redes de comunicação locais. Neste ritmo, em breve a RPT passará a ser uma realidade palpável na base da Cordilheira dos Andes.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595