Boletins Panaftosa

Home Página Principal Vice-Diretora da OPAS abre reunião sobre a Renovação da APS no Suriname


Vice-Diretora da OPAS abre reunião sobre a Renovação da APS no Suriname

A convite da Representação OPAS/OMS no Suriname, realizou-se naquele país, nos dias 07 e 08 de outubro de 2010, uma oficina regional de trabalho sobre a Renovação da Atenção Primária, numa oportunidade de troca de experiências e de incentivo local ao desenvolvimento desta estratégia. As boas vindas foram dadas pela Representante local, Dra. Dr. Gerry Eijkemans, que agradeceu a presença dos convidados palestrantes da Guiana, Chile, Brasil, Cuba e do escritório central em WDC.

Na sequência, falou oficialmente a Dra. Socorro Gross, vice-diretora da OPAS/OMS, que ressaltou a importância do empoderamento da Atenção Primária como força de recrutamento interdisciplinar e formação de alianças amplas para a redução das desigualdades e melhoria na provisão de serviços aos habitantes da região.

Igualmente de destaque foram as presenças e falas das autoridades do primeiro escalão da República do Suriname, nas pessoas do Dr. Celsius Waterberg, Ministro da Saúde, que proferiu a conferência inaugural, e da Sra. Jenny Simons, speaker do Parlamento nacional. Ambos agradeceram os esforços e a parceria da OPAS para auxiliar na gestão e desenvolvimento dos  serviços de saúde naquele país.
Os trabalhos de dois dias proporcionaram a realização de grupos de trabalho e o estabelecimento de uma agenda de prioridades para a renovação da APS local. Representando a OPAS/OMS Brasil falou o Dr. Newton Lemos, da UT de Serviços de Saúde, que apresentou aos presentes um panorama da evolução da APS no Brasil e algumas sugestões para a organização dos serviços locais de saúde.

 

 

:: Parcerias UT Servicos de Saude

null
null
null
null
null
null
null
null
null
null

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595