Home


15 de Outubro: Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Em 15 de outubro de 2008 uma iniciativa público-privada criou o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Uma campanha educativa pela lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas. A OPAS/OMS Brasil apóia esta iniciativa, justificada por seu Representante, Diego Victória “ Embora a campanha mobilize muitos países em que por motivos financeiros há mais dificuldade de se obter ou valorizar o sabão como prioridade básica, a higienização das mãos, de uma forma geral, é um hábito negligenciado em todo o mundo e em todas as classes sociais. Ressaltando, mais uma vez, a importância desta campanha de conscientização”

O foco do movimento são crianças e escolas, não apenas por serem potenciais vítimas de doenças infecciosas, mas especialmente por serem creditadas como potenciais agentes de mobilização e multiplicação para a formação da cultura de que “Mãos limpas salvam vidas”.


A iniciativa é importante, mas não é nova. Conta a história que o Dr. Ignaz Semmelweis, em 1847, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e saiu correndo pelas ruas gritando "lavem as mãos, lavem as mãos".

Diarréia e desidratação são consideradas uma das 5 maiores causas de morte em crianças abaixo de 2 anos no mundo. Segundo a UNICEF, cerca de 5.000 crianças morrem de doenças diarreicas (desidratação) e "a metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro" Os meninos e meninas menores de cinco anos sofrem de doenças diarreicas de maneira desproporcional e mais de 3,5 milhões deles morrem devido a doenças relacionadas com a diarréia e a pneumonia. O simples ato de lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência das taxas de diarréia entre crianças menores de cinco anos a quase 50 %  e as infecciones respiratórias a cerca de 25 5.

No ano passado mais de 120 milhões de crianças, em 70 países dos 5 continentes, foram envolvidas na campanha, por meio de ações diversas, como dramatização, palestras e o ensino da lavagem das mãos propriamente dita. Este ano estima-se que este número aumente, especialmente após a  ocorrência da pandemia do vírus H1N1 que acabou despertando maior conscientização a respeito da importância da higienização.

Caso queira acompanhar a programação completa das campanhas realizadas acesse o site http://www.globalhandwashingday.org/

http://www.globalhandwashingday.org

A OPAS/OMS apoia também campanhas de interesse aos profissionais de saúde dentro do Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente que está focado na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), sob o lema “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura”, envolvendo ações relacionadas à melhoria da Higienização das Mãos em Serviços de Saúde.

Sample Image

Clique na figura acima e veja a campanha do Ministério da Saúde.

Veja o vídeo: Higienização das mãos 

Sample Image

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595