Boletins Panaftosa

Home


Parceria, uma condição básica para o controle da hanseníase

Imprimir E-mail

{mosimage}Neste domingo, dia 10 de 10 de 2010, todas as igrejas cristãs do Brasil se uniram com objetivo único de falar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, anunciando que é uma doença curável e que os medicamentos estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), com doações da Fundação Novartis através da OPAS/OMS.
Esta realização é um excelente exemplo de sucesso de parceria através do apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para a iniciativa da CNBB, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), dos Franciscanos e a Pastoral da Saúde que mobiliaram mais de 10 mil paróquias para abraçar a causa da hanseníase. Leia notícia MS na íntegra.

A Coordenação Nacional de Controle da Hanseníase considera a parceria uma condição básica para o controle da hanseníase no Brasil e é sua principal estratégia (Relatório de Gestão 2007/2008, pag.66). Ao reconhecer o direito de todos de participarem no processo de controle da hanseníase visa fortalecer o SUS e seus princípios de universalidade e equidade da atenção à saúde. Nos últimos anos, o PNCH tem estreitado muito as relações de trabalho com organismos da cooperação internacional como a OPAS, com universidades e sociedades científicas, com empresas e com grupos dos movimentos sociais e religiosos.

Última atualização em Qui, 14 de Outubro de 2010 13:36
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595