Skip to content

Capacitação de profissionais de saúde do Haiti começa em novembro, com a colaboração da OPAS/OMS e Ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba

Imprimir E-mail

A cooperação dos governos do Brasil e de Cuba com o Haiti, com a triangulação da Representação da OPAS/OMS no Brasil, tem a próxima etapa do trabalho agendada para os dias 20 a 22 de outubro de 2010, quando será definida a logística do curso de capacitação para profissionais de saúde de nível médio.

Além disto, será feita a identificação de áreas prioritárias e dos profissionais que participarão dos cursos que serão aplicados com a participação dos multiplicadores de conteúdo haitianos que foram capacitados em oficina realizada em Fortaleza, Ceará.

A oficina de capacitação para técnicos em saúde do Haiti, realizada em Fotaleza, Ceará, de quatro a 10 de outubro de 2010, ocorreu no marco do acordo de cooperação tripartite dos governos do Brasil, Cuba e Haiti e no âmbito do componente “Formação de Recursos Humanos de Técnicos de Nível Médio do Sistema de Saúde”. O evento foi organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil, por intermédio da SGTES, com o apoio da Representação em Brasília da OPAS/OMS e a participação de profissionais de saúde de Cuba.

A data prevista para o início do curso é 25 de novembro de 2010, em Porto Príncipe e Carrefour. A capacitação nessas duas localidades deve ser encerrada em dezembro. Em janeiro de 2011 será realizada a capacitação dos profissionais de Les Gonaives.

O programa prevê a capacitação de 2.800 agentes de saúde, 400 agentes de vigilância sanitária e 1.800 auxiliares de enfermagem, além da criação de um comitê formado por especialistas do Brasil, Cuba e Haiti que ficará encarregado da elaboração de uma grade de disciplinas para a formação do Técnico de Saúde.

O consultor de RH em Saúde da PAHO no Haiti, médico Philippe Montagut, considerou o resultado da oficina realizada em Fortaleza como muito produtivo e que a organização do evento, desde a programação até a logística, foi perfeita e destacou que a experiência brasileira no SUS é fundamental para a capacitação de profissionais de saúde.

O treinamento realizado em Fortaleza foi organizado em dois momentos. No primeiro, foi explicado como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, abordando desde a saúde comuntária, materno-infantil, escolas de saúde pública e o SAMU (Serviço Móvel de Urgência). No segundo momento foi discutida a estratégia para a implementação de um programa de formação de Agentes Comunitários de Saúde no Haiti e estabelecer o modo de funcionamento desta estratégia.

A foto registra a abertura da oficina realizada em Fortaleza.

 

Última atualização em Seg, 18 de Outubro de 2010 12:22

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595