Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

O Ministério da Saúde em parceria com a OPAS/OMS no Brasil promovem o VII Curso Internacional para Gestão Integrada da Dengue (EGI-Dengue).

Acontece em Belo Horizonte-MG , de 17 a 29 de outubro de 2010, o VII Curso Internacional de Gestão Integrada Dengue. O curso foi organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde/MS em parceria com a Representação da OPAS/OMS no Brasil, e com o apoio das Secretarias de Estado da Saúde de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte, e do Programa Regional de Dengue-OPAS/OMS.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes destas instituições que ressaltaram as alianças interinstitucionais e desejaram êxito para alcançar os objetivos do curso. Neste ponto, destaca-se a participação do Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Enrique Gil, como representante da OPAS/OMS no Brasil nesta cerimônia.
Este ano o curso conta com a presença de 23 técnicos nacionais de 18 estados brasileiros, e de outros 14 internacionais de oito países das Américas: Argentina, Cuba, Paraguai, Uruguai, Chile, Honduras, Costa Rica e El Salvador.
O curso tem por objetivo revisar os componentes e aplicação da Estratégia de Gestão Integrada da Dengue que inclui os componentes de epidemiologia, controle integrado de vetores, laboratório, atenção de pacientes, comunicação social e manejo ambiental, utilizando metodologias de apresentações, estudos de caso, análise de informação e visitas de campo. Buscando-se também fortalecer e aprimorar a aplicação dessa estratégia na região. Este ano, diferente das seis outras edições, o curso inclui nas suas discussões sobre febre amarela, outro importante problema de saúde pública no país e na região. Deve-se também destacar que paralelamente ao curso será realizada uma reunião de especialistas nacionais e internacionais para elaboração de diretrizes da vigilância nacional do vírus Chikungunya.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595