Home


A Representação da OPAS/OMS no Brasil apóia o Ministério da Saúde na assessoria e acompanhamentos dos planos estadual e do município do Rio de Janeiro para dengue

Imprimir E-mail

nullNo período de 6 a 8 de outubro, uma missão conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS e da Representação  da OPAS/OMS no Brasil esteve no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de assessorar e acompanhar o desenvolvimento dos planos de prevenção e controle da dengue da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil/SESDEC-RJ e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro/SMSDC-Rio.

nullDurante a visita foram realizadas reuniões técnicas com as autoridades da SESDEC-RJ e SMSDC-Rio, e nestas ocasiões foram discutidos os avanços e dificuldades encontrados nas execuções dos planos. Após estas reuniões ocorreram visitas de campo. Assim, foram visitadas duas Coordenações de Áreas Programáticas/CAP (Jacarepaguá/CAP4.0 e Campo Grande/5.2).  Nas CAP foram realizadas reuniões com as equipes técnicas locais, revisões dos planos de contingência, e uma visão da integração das áreas técnicas na gestão das ações preconizadas nos planos. Visitou-se também nas CAP: centros municipais de saúde, unidades do programa saúde da família e uma unidade sentinela para o vírus da dengue.

nullForam observados avanços na execução e aprimoramento dos programas, destacando-se o processo de integração das ações de prevenção e controle da dengue na atenção básica, a elaboração de mapas de risco para transmissão de dengue no município, e a intensificação das ações de mobilização social, dentre outros. Como pontos a serem fortalecidos estão à integração com a atenção básica com o aumento das coberturas, a revisão da escolha das unidades sentinelas, no sentido de potencializar esta estratégia, e a revisão os planos locais das Coordenações de Áreas Programáticas/CAP.

Última atualização em Ter, 26 de Outubro de 2010 14:06
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595