Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil e INCA realizam Seminário sobre Advertências Sanitárias para Produtos de Tabaco

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, foi realizado no Rio de Janeiro o Seminário sobre Advertências Sanitárias para Produtos de Tabaco. A atividade é uma iniciativa da Representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil e INCA, com apoio financeiro de Bloomberg Initiative for Tobacco Control.

O objetivo do Seminário foi discutir a situação atual e monitorar a efetividade das atuais advertências sanitárias para embalagens de produtos de tabaco no Brasil e está em consonância com o artigo 11 da Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controle de Tabaco – CQCT-OMS, que prevê a adoção das advertências como um instrumento efetivo de sensibilização da população sobre os malefícios causados pelo tabagismo.
O Brasil já produziu três gerações de imagens para veiculação em embalagens de cigarros. A última geração de imagens começou ser veiculada em 2009 e foi desenvolvida com a participação de pesquisadores da área de neurociências, publicidade e marketing, o que resultou na produção de peças com maior impacto publicitário perante ao público que se pretende atingir.
A convite da Comissão de Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco – CONICQ,  o evento com a participação do Coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo no Uruguai, Winston Abascal, que apresentarou o processo de produção e implementação das advertências sanitárias no seu país. A recente política de advertências sanitárias para produtos de controle de tabaco no Uruguai é considerada uma das mais avançadas do mundo.
Na prática, o Seminário se propôs a ser o evento que iniciou a discussão em torno da elaboração da quarta geração de advertências sanitárias para produtos de tabaco no Brasil, que busca atender o requisito de rotatividade preconizado pela CQCT-OMS.
Além da OPAS/OMS -Brasil, representada por Glauco Oliveira, e do INCA, participaram do evento a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Aliança para o Controle do Tabaco – ACTbr, International Union Against Tuberculosis and Lung Disease - The Union e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595