Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Novas medidas vão reforçar a prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes no Brasil

Na sexta-feira , 22 de outubro de 2010, na sede da ANVISA  em Brasília (DF), reuniram-se especialistas em infecção hospitalar para discutir recomendações e medidas de prevenção das infecções hospitalares provocadas por microrganismos resistentes a antibióticos. O resultado das discussões integra uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle de infecção hospitalar.

Na mesma data, os diretores da Agência aprovaram a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcóolica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes - RDC 42. Os estabelecimentos deverão cumprir a norma a partir de 60 dias, contados da publicação da resolução no Diário Oficial da União. 

Já as farmácias e drogarias brasileiras vão passar a reter a receita médica durante a venda dos antibióticos. Esses estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma a partir da publicação da medida. As duas resoluções devem ser publicadas no Diário Oficial da União na próxima semana.

Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos.

Assista ao vídeo da entrevista com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano

Enzima KPC: entenda o que é

Confira Nota Técnica Publicada em 25/10/2010

Como se prevenir dentro do hospital 

Sample Image

Profissional: saiba como higienizar as mãos dentro do hospital

Veja na íntegra a RDC 42 que Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do País, e dá outras providências.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595