Skip to content

Rede de Cooperação de Apoio à Gestão do SUS (CooperaSUS)

Imprimir E-mail

Criação

Novembro de 2004.

Facilitador da Rede

Ministério da Saúde (Leonardo Pimentel Berzoini Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Quem a integra

Ministério da Saúde, OPAS/OMS Brasil, Conass, Conasems, Abrasco, gestores em saúde, profissionais, conselheiros, acadêmicos, usuários. A Rede conta, aproximadamente, com 2.300 usuários cadastrados.

Objetivos

Apoiar o fortalecimento da gestão descentralizada do Sistema Único de Saúde, mediante ações destinadas à (o): Identificação de métodos de intervenção, ferramentas de gestão, readequação de estruturas e processos de trabalho, para que os gestores nas três esferas de governo possam fazer frente às novas atribuições que estão sendo colocadas pelo processo de descentralização do SUS. Incentivo à cultura de interação, participação e intercâmbio entre os diferentes gestores e instituições formadoras e de pesquisa. Colaboração para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que fortaleçam a gestão descentralizada do SUS. Estímulo à cultura de cooperação e apoio técnico aos municípios no âmbito das Secretarias de Estado da Saúde. Divulgação e promoção da visibilidade dos problemas e desafios existentes na gestão da saúde.

Principais atividades

A Rede CooperaSUS disponibiliza um boletim virtual semanal com as principias notícias tocantes aos processos de gestão do SUS, além de fornecer aos usuários cadastrados ferramentas de comunicação, como a Rede, Fóruns, Chat, Blog. A rede tem como principal meio de comunicação os meios virtuais, mas promove encontros presenciais.

Link

www.saude.gov.br/cooperasus - No menu consta Biblioteca Virtual.

Filiação à rede

Espontânea – de acordo com o interesse do usuário sobre os temas da Rede.

Recursos financeiros

Disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Papel da OPAS/OMS na Rede

A OPAS/OMS Brasil faz parte do comitê coordenador. Tem papel de coordenação política junto ao Ministério, Abrasco, Conass e Conasems.

Última atualização em Qua, 01 de Julho de 2009 15:46

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595