Skip to content

OPAS/OMS no Brasil e Anvisa fazem lançamento da publicação de avaliação de cinco anos de cooperação técnica

nullEm evento realizado no auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, no dia 26 de outubro de 2010, a OPAS/OMS no Brasil, Anvisa, Ministério da Saúde e Polícia Federal fizeram o lançamento da publicação "Avaliação dos Projetos da Cooperação Técnica Anvisa - OPAS/OMS 2005-2010", importante documento que consolida a avaliação dos doze projetos executados em cinco anos no âmbito do Termo de Cooperação nº 37.

Tendo como principal objetivo facilitar a implementação das ações de reorganização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), os resultados apresentam o esforço da identificação e da avaliação dos projetos constantes do TC 37. Considera-se para tanto, a preservação do princípio de accountability - por meio da prestação de contas dos resultados aos órgãos de interesse e à sociedade -, bem como da verificação do desempenho de cada projeto e dos respectivos pontos de aprimoramento estruturais possíveis para compartilhamento das recomendações e das melhores práticas.

Sample ImageO evento contou com a presença do representante da OPAS/OMS no Brasil, Dr. Diego Victória, do Diretor-Presidente da Anvisa, Dr. Dirceu Raposo, da representante do Ministério da Saúde, Dra. Cláudia Brandão e do representante da Polícia Federal, Dr. Elmer Vicente. Presente à solenidade o Dr. Enrique Gil, Gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, além de profissionais da Anvisa, OPAS/OMS e convidados.

Sample ImageComo comentado pelo Dr. Diego Victória, a cooperação técnica com a Anvisa é resultado de uma parceria exitosa e traz, em si, grande expectativa na apresentação dos resultados no âmbito nacional e internacional, principalmente nas Américas. Outras institutições de similaridade técnica buscam, por meio da experiência da agência em sua área de atuação, informações a respeito do sistema de vigilância sanitária brasileiro representando grande responsabilidade por parte dos atores envolvidos, o registro da memória institucional.

Segundo o  Dr. Christophe Rerát, coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da OPAS/OMS no Brasil, e responsável pelo gerenciamento do TC 37, "a chamada gestão por resultados é uma ferramenta relevante para assegurar a sustentabilidade dos processos em construção e a perenidade das ações e dos resultados implantados. Os resultados da avaliação evidenciaram novas perspectivas de trabalho e deverão ser levadas em consideração nas futuras negociações dos Termos de Cooperação".

A publicação, em sua 1ª edição, pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595