Home


OPAS/OMS no Brasil participa, no planejamento do Projeto “Vida no Trânsito”, em Campo Grande, Teresina e Belo Horizonte.

nullEm  outubro, representantes da OPAS/OMS no Brasil  estiveram em Campo Grande-MS, Teresina -PI, e Belo Horizonte-MG- junto a comissão interministerial do Projeto “Vida no Transito”, para uxiliar na elaboração dos planos de açãos locais.

 nullNas visitas ás capitais,  a representante da  OPAS/OMS no Brasil  apresentou a situação mundial dos acidentes de trânsito e o alcance do projeto RSG 10 países (Projeto “Vida no Trânsito”  na versão brasileira.  Um representante do Ministerio da Saúde fez uma exposição sobre o Plano da Década para redução das morbimortalidade no trânsito, e sugeriu uma metodologia para a elaboração do Plano de Ação Local.

Os representantes dos Municípios apresentaram um panorama da situação epidemiológica local relacionadas as lesões e óbitos no trânsito, assim como a estrutura para o controle do tráfego nas cidades e a atividades desenvolvidas até o presente momento.


nullForam organizados grupos de trabalhos para a elaboração do plano que apresenta os seguintes eixos estratégicos: gestão da segurança viária, infraestrutura viária segura, segurança veicular, segurança dos usuários das vias, atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação  enfocados nos principais fatores de riscos escolhidos: álcool e velocidade.


Os grupos foram orientados tecnicamente pelos membros da OPAS/OMS no Brasil e a Comissão Interinstitucional, ficando o compromisso da entrega do plano de ação local, certificada pelo Prefeito ou autoridades locais para o dia 17 de novembro de 2010.


Nas tres localidades os encaminhamentos das reuniões foram semelhantes:
• Realização de uma intensa  campanha de socializsção do  Projeto “Vida No Transito”.
• Integração de todas as instituições
• Solicitação de equipamentos para atividades de fiscalização (ex.: bafômetros e radares).
• Apoio para a capacitação das equipes locais  sobre a metodologia  de criação do observatório de dados .
• Continuação dos projetos e campanhas  já existentes.

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595