Skip to content

Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo em Saúde

Imprimir E-mail

O III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo em Saúde, realizado na ENSP/Fiocruz, Rio de Janeiro, na última semana do mês de outubro de 2010, abordou o tema Redes Colaborativas: Compartilhamento para a Construção de Processos Educativos. Márcia Sakai, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, foi uma das palestrantes e falou sobre a experiência do Ministério da Saúde na Universidade Aberta do SUS (Uma-SUS). A iniciativa contou com o apoio da OPAS/OMS no Brasil.

Márcia Sakai salientou que  em 2007, surgiu a ideia de qualificar 110 mil profissionais para exercício da função gerencial em todo o SUS. Assim começou a parceira com a ENSP no Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Hoje, temos 80% de alunos formados nos Estados, um número significativo para a Educação a Distância. A Una-SUS é estratégia baseada em rede colaborativa de instituições educacionais e de saúde.

A mesa também contou com a participação da diretora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Helena Kerr do Amaral, da representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Rosemeire Scatena, e da representante do Centro de Educação Superior a Distância (Cederj). As palestrantes trouxeram para o debate as experiências de redes compartilhadas em suas instituições de trabalho.

Mais informações

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595