Skip to content

Oficina sobre Gênero, HIV/aids e Co-Infecções no Sistema Prisional

Imprimir E-mail

nullA Unidade de Saúde Familiar da OPAS e a Área de Desenvolvimento em Saúde do UNODC realizam em parceria uma Oficina sobre Gênero, HIV/aids e Co-Infecções no Sistema Prisional.
Como parte das atividades inter-agenciais desenvolvidas pela OPAS/OMS e o UNODC se realizou na sede da OPAS/OMS em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2010, uma oficina cujo objetivo foi a discussão das relações de gênero dentro do sistema penitenciário e os desafios para as ações de promoção á saúde, prevenção, atenção e tratamento para as DST/aids, Tuberculose e hepatites virais.

nullO evento teve a participação de 35 pessoas, integrantes de diversos programas que atuam junto à população prisional tais como Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria de Políticas das Mulheres. O evento contou também com a presença de membros da sociedade civil e consultores de agencias do Sistema ONU como UNAIDS, UNIFEM e UNFPA.  
O principal objetivo da reunião foi discutir diretrizes que permitam uma abordagem adequada das relações de gênero nos materiais educativos e informativos que os diversos programas elaboram para a população prisional. O pano de fundo da discussão foi o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário/PNSSP, instituído pela Portaria Interministerial nº 1.777 de setembro de 2003, cujo objetivo primordial é garantir o acesso à saúde das pessoas privadas de liberdade, oferecendo ações e serviços de atenção básica in loco, ou seja, dentro das unidades prisionais.
Estas ações são desenvolvidas por equipes multiprofissionais, com ações voltadas para a prevenção, promoção e tratamento de agravos em saúde, primando pela atenção integral à saúde, priorizando ações voltadas a: saúde bucal, saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, saúde mental, controle da tuberculose, hipertensão e diabetes, hanseníase, assistência farmacêutica básica, imunizações e coletas de exames laboratoriais.
Os produtos da oficina envolvem a realização de um relatório final e a publicação de um documento com diretrizes de abordagem das relações de gênero nas ações realizadas junto à população privada de liberdade.

Última atualização em Qui, 04 de Novembro de 2010 12:35

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595