Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Plano de Ação de Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito é apresentado e discutido em Brasília

nullMinistério da Saúde promoveu, em parceria com a OPAS/OMS no Brasil, a Oficina “Plano de Ação de Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito e Seguridade Viária 2011-2020”, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2010.

nullA oficina contou com a participação dos representantes da OPAS/OMS no Brasil diretamente envolvidos no Projeto RS 10 (Vida no Trânsito), do Ministério da Saúde, de órgãos de Saúde e Trânsito de Estados e Municípios brasileiros, além de outros convidados. 

O evento teve entre seus objetivos apresentar e discutir as diretrizes e prioridades estabelecidas no Plano de Ação de Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito e Seguridade Viária 2011 – 2020, assim como as do Projeto Vida no Trânsito – versão local do Projeto Bloomberg RS-10, coordenado no Brasil pela OPAS – com as políticas nacionais e internacionais.

Na oficina, foram apresentadas experiências locais referentes à vigilância, educação no trânsito e fiscalização; iniciativas governamentais e de instituição ensino-serviço relacionadas à prevenção das lesões e mortes no trânsito. Foram ainda pactuados encaminhamentos e cronograma de ações com proposta de implantação, monitoramento e avaliação das ações referentes ao Projeto Vida no Trânsito e Plano da Década de Ação de Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito e Seguridade Viária 2011 – 2020.

nullO primeiro dia teve início com a apresentação Plano da Década de Ação de Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito e Seguridade Viária 2011 – 2020 pelo Diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio. Em seguida, Mercedes Cabello (OPAS/OMS do Brasil) e Marta  Silva (Ministério da Saúde discorreram sobre o Projeto Vida no Trânsito. Na sequência, grupos fizeram um balanço das ações 2009-2010 quanto aos projetos de redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito – avanços e dificuldades.

No segundo dia os seguintes temas foram tratados pela manhã; Georreferenciamento dos Acidentes de Trânsito em Olinda/PE; Atividades de Educação para Mobilidade Urbana em Campinas-SP; Experiência de Gestão na implantação de medidas de redução da velocidade e experiência da Gestão atual do Detran/DF para implementação Plano de Fiscalização Lei “Seca”. A manhã de trabalho foi finalizada pela palestra “Contribuições a respeito de avaliação de Projetos de Prevenção de Acidentes de Trânsito - Claves/Fiocruz.

Durante a tarde, o evento contou com as palestras de representantes da Comissão Nacional de Acompanhamento do Projeto Vida no Trânsito: SENAD/PR; DPRF/MJ; SEDH/PR; Denatran-MCidades. As s duas palestras que encerraram os trabalhos foram o “Dia Mundial em Memória das vítimas de acidentes de trânsito” – atividades a serem pactuadas– com Luiz Otávio (MS)  e Observatório de Segurança Viária, por - Mercedes Maldonado/OPAS-OMS no Brasil.

No último dia de trabalho, formaram-se grupos de trabalho para o planejamento de ações 2011/2020: exercício que teve como prioridade pensar e planejar o primeiro 1º ano e desdobramentos futuros.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595