Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Etienne Krug envia pronunciamento para Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, para divulgação no Brasil

nullO Dr. Etienne Krug, Diretor do Departamento de Prevenção de Violências, Lesões e Incapacitações da Organização Mundial de Saúde enviou um pronunciamento para o público brasileiro, a ser divulgado no Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, em 21 de Novembro de 2010. 

Em sua mensagem, além do pensamento que traz para todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelos traumas no trânsito, o Dr. Krug faz também uma menção à “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020”, à qual entende como uma oportunidade única, a qual devemos nos devotar. null

A OPAS/OMS no Brasil, que coordena o Projeto Vida no Trânsito junto ao Ministério da Saúde, apóia a iniciativa do Dia Mundial em Memória das Vítimas e a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cujos preceitos incorpora nos Planos de Ação das Cidades que participam do Projeto.  

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi idealizado em 1993, no Reino Unido, pela ONG Road Peace.  Mais tarde a idéia seria incorporada às discussões mundiais, como resposta às necessidades de reconhecimento ao significativo número de lesões e mortes causadas no trânsito. O Dia Mundial também uma oportunidade de se destacar o trabalho dos diversos segmentos envolvidos na segurança no trânsito.

Em 2008 e 2010 as Resoluções A/62/244 e A/64/255 respectivamente, destacam a importância de cada país reafirmar seu compromisso com a segurança viária, fortalecendo suas ações e compromissos internos, incluindo dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trânsito:

Resolução A/62/244

...........................

4. Encoraja os Estados-Membros a seguirem fortalecendo seus compromissos com a segurança viária, incluindo observar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito no terceiro domingo de novembro de cada ano;”

Resolução A/64/255

............................

15. Encoraja os Estados-Membros a seguirem fortalecendo seus compromissos com a segurança viária, incluindo observar o terceiro domingo de novembro de cada ano, o Dia Mundial da Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito;”

A OMS e a OPAS, entre outras instituições internacionais, incentivam governos e organizações civis em todo o planeta a que celebrem essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência no trânsito, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.  

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595