Skip to content

Grupo Ótimo Específico apresentou os avanços da proposta de reestruturação funcional da organização matricial da GPCDDS

O Grupo Ótimo Espenullcífico “Organização funcional dos Processos de Trabalho da Gerência de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável”, baseado no modelo de gestão da Representação da OPAS no Brasil, apresentou ao Gabinete do Representante uma proposta de reestruturação funcional da GPCDDS, no marco da organização matricial do trabalho e na gestão baseada em resultados, eficiência e transparência administrativa.

O referido grupo é o primeiro Grupo Ótimo Específico criado pela OPAS-Brasil e sua premissa de trabalho levou em conta a necessidade de alinhamento dos processos de trabalho da GPCDDS com as diretrizes gerais estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Integral da Cooperação Técnica da OPAS/OMS no Brasil 2007-2012, para garantir a cobertura de todos os aspectos dos termos de cooperação.

A metodologia selecionada para a atuação do grupo foi a matriz DOFA ou SWOT, que é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou ambiente, permitindo efetuar uma síntese das análises internas e externas, a identificação de elementos-chave e de prioridades para a gestão das organizações, além de definir opções estratégicas (riscos e problemas) a serem resolvidos.

Os temas selecionados para análise na gerência foram Gestão do Conhecimento e da Informação, Atividades Interprogramáticas, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Fluxo Técnico Administrativo Interno, Fluxo Técnico Administrativo Externo. O processo de trabalho utilizou reuniões físicas e virtuais (SharePoint) e apontou para um cenário de pleno desenvolvimento de todos os temas selecionados para análise, além de um documento contendo as principais recomendações para a manutenção desta condição.

O relatório final do trabalho do GOE-GPCDDS permitirá à Gerência internalizar os seus resultados para reestruturar dos processos de trabalho.

Participaram do GOE-GPCDDS Alfonso Tenório Gnecco (Médico) como facilitador,  Alysson Lemos (Engenheiro Agrônomo), Glauco Oliveira (Médico Veterinário), Maria Alice Fortunato (Enfermeira), Cleuber Fortes (Administrador) e Fellipe Ribeiro (Administrador), sob a coordenação de Enrique Gil (Médico), Gerente de Prevenção, Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS-Brasil.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595