Skip to content

OPAS participa da reunião técnica “A educação em ciências da saúde e os livros de texto no Brasil”

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS desenvolve uma linha de trabalho voltada a revisar e apoiar a educação em ciências da saúde para os valores, conceitos e práticas da Atenção Primária em Saúde (APS) e da saúde pública. Por esta razão, a organização está participando da reunião técnica “A educação em ciências da saúde e os livros de texto no Brasil”, de 22 a 24 de novembro de 2010 no Rio de Janeiro.

A OPAS/OMS organiza a reunião técnica por meio dos programas de Recursos Humanos para a Saúde e PALTEX, com a participação dos seguintes especialistas: Silvina Malvárez – OPS/OMS/WDC; Augusto de Souza Campos - OPS/OMS/Brasil; Eduardo Castro – PALTEX - OPS/OMS/WDC; Rossana Frias de Yaksic  - PALTEX – OPS/OMS/WDC;Liane Haagen da Silva – PALTEX - OPS/OMS/Brasil.
 
Foram realizadas reuniões e oficinas anteriores, que analisaram as tendências da educação e discutiram novos horizontes e propostas.  É nesse contexto que se insere o Programa PALTEX da OPAS, destinado a prover livros de texto e  materiais de instrução para a educação básica e permanente em ciências da saúde, é renovado todos os anos em função das inovações e mudanças da educação.

O PALTEX distribui principalmente livros em espanhol e considera uma prioridade apoiar a educação no Brasil compondo e fortalecendo ao máximo a produção e distribuição de textos e manuais em português. A OPAS promove a realização desta reunião para enriquecer e avançar nos processos e contribuir para o enriquecimento regional do PALTEX e do PALTEX no Brasil, bem como para marcar um ponto de partida para o debate e a ação interdisciplinar e multiprofissional orientada para o desenvolvimento de sistemas de saúde baseados na APS e para a saúde pública.

Os principais objetivos do evento são: Analisar as tendências regionais e brasileiras de educação em ciências da saúde; gerar um espaço de encontro, convergência e construção interdisciplinar e multiprofissional na área da educação em ciências da saúde e selecionar livros de texto e recursos educacionais em português que melhor apóiem as orientações da educação em ciências da saúde no Brasil e contribuam para o enriquecimento do acervo regional.
 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595