Skip to content

OPAS/OMS no Brasil e a CGPNCH participam da reunião mundial de vigilância medicamentosa em Hanseníase

Pesquisadores, representantes da OPAS/OMS, coordenadores nacionais e profissionais atuando nos programas de controle da Hanseníase se reuniram em Tóquio nos dias 8 e 9 de novembro de 2010 para mais um encontro do grupo apoiado pela OMS para Vigilância da Resistência Medicamentosa em Hanseníase.

nullDr. Htoon, lider do Programa Global de Hanseníase da OMS, iniciou a reunião com agradecimentos e lembrou que os objetivos do encontro eram   rever os dados da vigilância medicamentosa em 2009, discutir os avanços recentes na tecnologia de sequenciamento do DNA e ouvir dos programas nacionais de controle da doença sobre a tendência da recidiva em seus países. 

O grupo reconheceu e agradeceu o apoio recebido de diversos parceiros especialmente do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas de Tóquio em tornar a reunião possível. As discussões foram produtivas e definiu-se que apesar dos resultados apresentados até agora não indicarem resistência à rifampicina, a Vigilância da Resistência Medicamentosa em Hanseníase continuará de acordo com os protocolos e formulários aprovados pelo grupo confome modificações definidas na reunião.

O Brasil contou com a participação da Dra. Maria Aparecida de Faria Grossi, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Dr. Phillip Suffys, pesquisador da Fiocruz e Dra. Samira Bührer, Consultora Nacional Hanseníase OPAS/OMS. 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595