Skip to content

Dia Mundial de luta contra a Aids

Imprimir E-mail

nullEm cerimônia conduzida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dia 1º de dezembro de 2010, foi comemorado o Dia Mundial de luta contra a Aids, no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, o Presidente Lula recebeu o prêmio de liderança que reconhece sua valiosa contribuição à luta contra a epidemia de HIV/aids no Brasil e no mundo por parte do Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sedibé, em missão especial ao Brasil para esta comemoração. A OPAS/OMS no Brasil está presente na cooperação técnica de ações que fortalecem a resposta nacional à epidemia no Brasil.

Na cerimônia, que contou com a participação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi apresentado um balanço das principais conquistas do enfrentamento da epidemia nestes últimos quatro anos, com destaque para a relevância do que significa contar com um Sistema Único de Saúde - SUS. Foram apresentados também os últimos dados epidemiológicos da epidemia no Brasil pelo Dr. Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais.

O tema do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano é o preconceito, tema que o Presidente Lula afirmou conhecer bem e saber pessoalmente seu significado, baseando-se no preconceito vivenciado por ser de origem pobre. O Diretor Executivo do UNAIDS afirmou, durante o evento, que o papel do Presidente Lula contribuiu para salvar muitas vidas no mundo e o convidou para continuar com sua participação valiosa nesta causa. 

Campanha do Dia Mundial de luta contra a AIDS 2010

O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de publicidade que veicula um ensaio fotográfico protagonizado por 15 jovens vivendo com HIV/aids e artistas nacionalmente reconhecidos que falam do preconceito. Além disso, foram premiados os vencedores de um concurso de crônicas sobre o cotidiano de quem vive com HIV.

No evento estiveram presentes dirigentes e autoridades do Ministério da Saúde, do Itamaraty e de outros setores do governo, representantes no Brasil do Sistema das Nações Unidas, membros da sociedade civil, pessoas vivendo com HIV/aids, artistas e profissionais do Ministério da Saúde. 

Acesse o material da nova campanha no site do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais.

Última atualização em Qui, 02 de Dezembro de 2010 07:51

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595