Home Página Principal OPAS/OMS no Brasil presta homenagem a enfermeira Izabel dos Santos

Capacidades Humanas para a Saúde



OPAS/OMS no Brasil presta homenagem a enfermeira Izabel dos Santos

Mentora do Projeto Larga Escala, proposta de educação técnica na área da saúde, a enfermeira Izabel do Santos faleceu no dia 01 de dezembro de 2010 em Brasília. Consultora da Representação da OPAS/OMS no Brasil por cerca de três décadas, Izabel dos Santos foi protagonista de diversas iniciativas de formação de recursos humanos em todos os níveis da saúde, além de militante da criação e implantação do SUS.

Com o PROFAE – Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem – ficou consagrada sua contribuição para a política nacional de formação de pessoal de nível médio em saúde, como uma política de inclusão social em seus desdobramentos fundamentais: um projeto pedagógico com total integração ensino serviço (os currículos integrados) e uma instituição educacional em novos moldes organizacionais e operacionais (a Rede de Escolas Técnicas do SUS).

Pioneira na luta contra as desigualdades e injustiças sociais, Izabel nasceu em Pirapora, município localizado ao norte de Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, em 07 de março de 1927. A grande obra da sua vida foi tornar os profissionais de nível médio de enfermagem sujeitos sociais capazes de trabalhar com dignidade e competência. Na experiência acumulada em seis décadas de Enfermagem e Saúde Púbica, sempre chamou a atenção sua visão sobre a complexidade e dimensão dos desafios.

Referência internacional na área da saúde, o nome da consultora foi dado à Escola Técnica Enfermeira Izabel dos Santos, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O processo pedagógico adotado pela escola, seguindo os ensinamentos de Izabel, tem por base a problematização da realidade, com proposta pedagógica baseada na ‘Teoria Crítica da Educação’, que propõe a capacidade de construção e reelaboração do conhecimento pelo aluno, estimulando a reflexão e a articulação entre ensino, serviço e ação junto à comunidade.

Co-autor do livro “Izabel dos Santos: a arte e a paixão de aprender fazendo”, José Paranaguá de Santana, coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS, explica que “a proposta de desenvolvimento de recursos humanos capitaneada por Izabel dos Santos se converteu numa política pública de educação de nível técnico no campo da saúde no Brasil”.

Sobre o livro, que também tem como autores a professora da UFRN Janete Castro e o pesquisador do IPEA Roberto Passos Nogueira, Paranaguá diz que a “publicação não é apenas sobre o Larga Escala, e sim sobre uma mulher que teve a ousadia de transformar sonhos em realidade e mais, teve a coragem de brigar sempre movida pela energia da paixão e do compromisso com o ser humano e com o seu trabalho”.

O vídeo, a seguir, registra recente entrevista concedida por Izabel dos Santos. Clique para assstir.

 

Saiba mais: entrevista de Izabel dos Santos na USP

 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595