Skip to content

Brasília sedia a I Conferência Mundial Sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

O Brasil foi sede da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social (CMDSUSS), realizado na Capital Federal, de 01 a 05 de dezembro de 2010. Participam da conferência delegados de países dos cinco continentes, representando seus governos e sociedade civil organizada.

Félix Rigoli, gerente da unidade de sistemas de saúde da OPAS/OMS no Brasil, este presente no evento representando Diego Victoria, PWR/Brasil, e Mirta Roses, Diretora Regional. Também compuseram a mesa o presidente do Conselho Executivo da OMS, Milhaly Kokény,  e Ministro da Saúde da Hungria.

Entre as autoridades do Governo Brasileiro estiveram presentes quatro Ministros de Estado, de onde destacamos o da Saúde, José Gomes Temporão, que discursou na abertura ressaltando a importância da ação intersetorial somando esforços para a melhoria das condições de vida e saúde da população e redução da pobreza.

 
No conjunto dos objetivos da I CMDSUSS, destacam-se:

Fortalecer os sistemas universais existentes através do intercâmbio de experiências, conquistas e desafios ou obstáculos comuns;

Estimular outros países, governos e sociedades a adotarem sistemas universais, integrais e equitativos como uma alternativa válida, ética e factível no processo de reformas nacionais e nos processos de integração regionais, buscando a produção de bens públicos;

Gerar uma alternativa sólida com sustentabilidade política internacional para enfrentar a crise e as medidas que reduzem as respostas aos seguros comunitários – redes de seguridade para comunidades e atenção primária seletiva e empobrecida, combinadas com distintos conceitos de asseguramento fragmentados;

Abrir uma nova fase da luta política pela alternativa dos sistemas universais de seguridade social, com universalidade, integralidade, equidade, gratuidade e participação protagônica da sociedade.

Além das autoridades citadas, participaram pela OPAS/OMS no Brasil Newton Lemos e Márcia Pinheiro, da Unidade Técnica  de Serviços de Saúde e participantes da organização do evento.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595