Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Promoção da Saúde e Tabagismo são temas de Seminário no município de Maringá-PR

Foi realizado em 29 e 30 de novembro de 2010 o II Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabaco de Maringá que teve como principal objetivo a troca de experiências entre academia, técnicos da rede de serviços de saúde do governo do estado do Paraná e da cidade de Maringá, população, entidades e agências governamentais e não governamentais comprometidas com a implementação da Convenção Quadro de Controle do Tabaco no Brasil.

Com Palestras, Mesas redondas , sessão de painéis e Oficinas de trabalho, o  Município contou com a presença e participação de acadêmicos e técnicos da Universidade Estadual de Maringá, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, da Divisão de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer-MS, da ANVISA, da Aliança de Controle do Tabagismo - a ACT, da Coordenação da rede de Cidades Potencialmente Saudáveis e da Organização Pan-Americana de Saúde, além da presença do Dr Antônio Nardi, Secretário de Saúde de Maringá e Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS.

A participação da OPAS, representada pela Dra Aurea M. da Rocha Pitta da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da GPCDDS se deu, entre outras, com a Conferência de Abertura ¨Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo¨, que situou o Tabagismo como doença de múltiplas determinações a demandar desde ações de natureza biomédica e psico-social, a ações ético-políticas, jurídicas e legislativas, o que retira exclusivamente do indivíduo a responsabilidade sobre a experimentação, uso e dependência. Esses determinantes - econômicos, sociais, políticos, educativos, comunicacionais e simbólicos, do Tabagismo e de sua prevalência, foram ressaltados também em sua estreita relação de coerência com a filosofia das Cidades Saudáveis e da perspectiva Rostos Vozes e Lugares, também orientadas pelo enfoque da Determinação Social da Saúde e dos Objetivos do Milênio, o que faz da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco e da estratégia MPOWER da OPAS\OMS, um exemplo concreto de possibilidade de redução dos indicadores de prevalência de um agravo isolado a partir de medidas de caráter intersetorial, ressaltou.

Como evento paralelo, a Oficina de trabalho¨Integração, Vigilância e Atenção Básica no Controle do Tabaco¨ Coordenada pela Dra Ana Claudia Bastos de Andrade e Dr André Luiz Oliveira Silva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - a ANVISA, reuniu profissionais dos Núcleos de Apoio ao programa Saúde da família e Diretores de Unidades Básicas de Saúde no primeiro dia do Seminário.
No dia 30 de novembro, em sessão aberta ao público no Teatro Calil Haddad, foram apresentados os temas ¨Tabagismo nas Américas¨ - Dra Aurea M. Rocha Pitta pela Organização Pan Americana de Saúde,  Tratamento do Tabagismo - Dra Vera Borges do Instituto Nacional do Câncer\Ministério da Saúde, Estratégias da Indústria produtora de derivados do Tabaco pela Dra Ana Claudia Bastos de Andrade da ANVISA, Atuação das ONGs no Controle do Tabaco pela Sra Monica Andreis da Aliança para o Controle do Tabagismo\ACT, Experiências da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis no Controle do Tabaco pela Dra. Ana Maria Girotti Sperandio da rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, A Experiência de Maringá na Prevenção do Uso do Tabaco nas Escolas pelo Dr Celso IvamConegero da Universidade Estadual de Maringá.
Como eventos paralelos no segundo dia do Seminário, a Dra Terezinha Jensen e Iludia do Rocio Rosalinski da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Coordenaram uma Oficina para implantação do programa Saber Saúde junto a 80 coordenadores pedagógicos da rede de ensino fundamental e médio da cidade. Paralelamente, o Dr Celso Ivam Conegero da UEM coordenou sessão de 1 hora de duração com apresentação de trabalhos inscritos no Seminário.
A mesa redonda ¨Ações que podem promover saúde, prevenir e controlar o tabagismo¨ encerrou o evento com ativa participação dos presentes no debate final e foi também coordenada pelo Dr Celso Ivam Conegero da UEM.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595